Aumento dos custos de construção de habitação nova abranda para 3,2% em abril

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Junho 2023

Em abril, construir uma casa ficou 3,2% mais caro face ao mesmo mês do ano passado, mas os custos abrandaram três pontos percentuais em relação a março. A produção na construção desacelerou para 2,8%.

Os custos de construção de habitação nova terão aumentado 3,2% em abril face ao mesmo mês de 2022, o que representa um abrandamento de três pontos percentuais relativamente ao crescimento registado em março (6,2%), segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). É a menor subida desde fevereiro de 2021.

Ambas as componentes do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) apresentaram uma desaceleração face ao mês anterior, em particular os preços dos materiais, que tiveram uma variação nula em termos homólogos quando em março tinham aumentado 4,6%.

Já o custo da mão-de-obra teve um crescimento homólogo de 7,8% em abril, menos 0,7 pontos percentuais relativamente ao mês anterior.

Evolução da taxa homóloga do ICCHN

Fonte: INE

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com uma subida homóloga do preço superior a 20%, o betão pronto, com um crescimento acima dos 15%, e as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 15%.

Quanto ao aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada, observaram-se decréscimos de cerca de 30% face ao mesmo mês de 2022.

Na comparação em cadeia, a variação dos custos de construção foi de -0,2%, com o custo dos materiais a baixar 0,3% face a março e o custo da mão-de-obra a registar um recuo ligeiro de 0,1%.

Produção na construção desacelera para 2,8% em abril

O índice da produção na construção apresentou um crescimento homólogo de 2,8% em abril deste ano, o que representa uma descida de 1,2 pontos percentuais relativamente à taxa registada em março, de acordo com dados do INE divulgados esta quarta-feira.

Este indicador traduz abrandamentos em ambos os segmentos: a engenharia civil desacelerou 0,8 pontos percentuais em abril, para um crescimento de 3,8%, enquanto a construção de edifícios revelou um aumento de 2,2%, contra uma subida de 3,5% no mês anterior.

Evolução do índice da produção na construção

Fonte: INE

Quanto ao índice do emprego, observou-se um abrandamento do crescimento homólogo para 2,8% no mês de abril deste ano, quando a subida foi de 2,9% em março.

Já o índice de remunerações apresentou um aumento homólogo de 7,8% em abril, contra um crescimento de 8,6% no mês precedente.

Em termos mensais, as taxas de variação do emprego e das remunerações situaram-se em 0,2% e -2,9%, respetivamente, contra as subidas de 0,3% e -2,2% em abril de 2022, pela mesma ordem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento dos custos de construção de habitação nova abranda para 3,2% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião