EUA anunciam novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de 2,1 mil milhões de dólares

  • Lusa
  • 9 Junho 2023

O novo pacote de assistência incluirá financiamento para mais munições para mísseis Patriot, sistemas e mísseis de defesa aérea Hawk e pequenos 'drones' Puma.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) anunciou esta sexta-feira uma nova ajuda militar à Ucrânia de longo prazo no valor de 2,1 mil milhões de dólares (cerca de 1,95 mil milhões de euros, no câmbio atual). O novo pacote de assistência incluirá financiamento para mais munições para mísseis Patriot, sistemas e mísseis de defesa aérea Hawk e pequenos ‘drones’ (aparelhos aéreos não tripulados) Puma que podem ser lançados manualmente.

A mais recente injeção de financiamento – um dos maiores pacotes já fornecidos pelos Estados Unidos da América (EUA) – ocorre quando há sinais de que a Ucrânia está a começar ou prestes a começar a tão anunciada contraofensiva para tentar recuperar território ocupado pelas forças russas.

Ao contrário dos equipamentos, armas e munições que são enviadas com mais frequência das reservas do Pentágono e entregues rapidamente a Kiev, este novo montante será fornecido através da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia e deve ser gasto nos próximos meses ou até próximos anos para garantir futuras necessidades de segurança da Ucrânia.

Em comunicado, o Pentágono informou que o pacote mostra o compromisso contínuo dos EUA “tanto com as capacidades críticas de curto prazo da Ucrânia, quanto com a capacidade duradoura das Forças Armadas da Ucrânia de defender o seu território e deter a agressão russa a longo prazo”. A ajuda também incluirá munições para foguetes guiados a laser, uma quantidade não revelada de cartuchos de artilharia e financiamento para treino e suporte de manutenção.

Vários funcionários do Governo reconheceram que os combates na Ucrânia se intensificaram nos últimos dias, mas grande parte do foco voltou-se no início desta semana para o colapso da barragem de Kakhovka no rio Dniepre (no sul da Ucrânia).

A Casa Branca (Presidência norte-americana) e o Pentágono insistiram na quinta-feira que ainda estão a trabalhar para tentar determinar quem causou a destruição parcial da barragem, que desencadeou graves inundações e uma situação de emergência na região, com milhares de pessoas retiradas e desalojadas. Embora os EUA estejam dispostos a fornecer milhares de milhões de dólares em armas militares e outras ajudas, o Governo do Presidente Joe Biden deixou claro que não haverá forças de combate norte-americanas em território ucraniano.

Nesse sentido, o general Pat Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, disse na quinta-feira que os militares não tinham planos de fornecer transporte ou outro tipo de apoio direto nas áreas danificadas pelo colapso da barragem. O Governo de Biden forneceu mais de 37,6 mil milhões de dólares (35 mil milhões de euros) em assistência de segurança à Ucrânia desde a invasão da Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA anunciam novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de 2,1 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião