Fundos Horizon e RiverRock compram Euroscut Açores

O fundo liderado por Sérgio Monteiro e Nuno Alves comprou a Euroscut Açores em parceria com o fundo RiverRock à Cintra, Ferrovial. Investimento é da ordem dos 40 milhões de euros.

O Fundo de infraestruturas Horizon, de Sérgio Monteiro e Nuno Alves, avançou para a compra de 89.2% da Euroscut Açores em parceria com o fundo RiverRock, num investimento de 42,6 milhões de euros, apurou o ECO junto de fonte conhecedora da operação. A Euroscut Açores é uma concessão que opera um troço de 94 km na Ilha de S. Miguel e liga Ponta Delgada e Vila Franca do Campo ao Nordeste, até 2036, e era controlada pela Cintra, Ferrovial.

A finalização do negócio da Euroscut Açores — uma Concessão adjudicado em 2006 e é a única autoestrada concessionada na Região Autónoma dos Açores — estará agora sujeita a um conjunto de autorizações, nomeadamente da Autoridade da Concorrência, dos bancos Financiadores e do próprio Concedente, isto é, a Região Autónoma dos Açores.

A aquisição é feita pelo Fundo Horizon e pelo Fundo RiverRock, que em Portugal detém já 12% do Capital da Subconcessionária do Pinhal Interior. O Fundo Horizon, por seu turno, já detém, nos Açores, 40% da Concessionária que detém o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, para além de 50% do capital da Concessionária do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, para além de outros ativos na área da energia.

A Cintra, Ferrovial vai continuar a assegurar serviços de assistência técnica nos próximos dois anos, que podem ser prolongados por acordo entre as partes, e consegue desta forma retirar do balanço 284 milhões de euros de dívida bruta, que está associada à Euroscut.

(Notícia atualizada às 17h00 com mais informação sobre o negócio)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos Horizon e RiverRock compram Euroscut Açores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião