Itália paga até 4,5% em emissão de dívida para famílias

  • ECO
  • 9 Junho 2023

Famílias italianas investiram mais de 18 mil milhões de euros na nova linha de obrigações BTP Valore, que dão juros que podem chegar aos 4,5%.

O Governo italiano levantou mais de 18 mil milhões de euros junto das famílias, numa emissão de obrigações com o prazo de quatro anos. Os juros por estes títulos de dívida poderão atingir os 4,5%.

Esta nova linha de obrigações dirigidas para o retalho – designada de BTP Valore – vão pagar um cupão de 3,25% nos dois primeiros anos e 4% nos restantes. Quem mantiver os títulos até ao fim terá direito a um prémio de 0,5%. Uma remuneração que compara com a taxa de 3,1% que oferecem os depósitos italianos a um ano.

Itália é um dos países mais endividados da Zona Euro, com um rácio de 145% do Produto Interno Bruto (PIB), e onde as famílias têm enorme tradição em canalizarem as suas poupanças para financiarem o governo.

Recentemente, o ministro das Finanças italiano destacou a importância do pequeno aforrador enquanto agente estabilizador dos juros da dívida do país.

Além de Itália, outros países europeus também têm assistido a um aumento da procura de títulos de dívida pública por parte das famílias, devido à baixa remuneração dos depósitos. Portugal é um desses casos, com os Certificados do Tesouro a angariarem mais de 10 mil milhões de euros desde o início do ano. O Governo português decidiu entretanto baixar a remuneração destes certificados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália paga até 4,5% em emissão de dívida para famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião