Preços “atípicos” na eletricidade empurraram 5% dos clientes para o regulado em abril

ERSE indica que a "atipicidade relativa à subida de preços no mercado grossista" em abril levou a um aumento dos clientes no mercado regulado em 5% e de 10% do consumo.

O número de clientes no mercado regulado da eletricidade registou um aumento de 5% em abril face ao período homólogo devido aos preços atípicos no mercado grossista, tendo resultado num aumento de 10% no consumo.

De acordo com os dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta sexta-feira, em abril, o mercado regulado tinha 969 mil clientes domésticos, para um consumo estimado em base anual de 3.045 gigawatts-hora (GWh).

O regulador indica que face à “atipicidade relativa à subida de preços no mercado grossista”, tanto o número de clientes no mercado regulado como os consumos aumentaram. De acordo com a ERSE, o número de clientes no mercado regulado aumentou em 5% e os consumos cresceram 10,3%, relativamente ao mês homólogo

“A atipicidade relativa à subida de preços no mercado grossista, contribuíram para que o número de clientes no mercado regulado registasse um aumento de 5%, relativamente ao mês homólogo, tendo o seu maior impacte sido em termos de consumo, com um aumento de 10,3%, face a abril de 2022″, lê-se no boletim da ERSE.

Boletim Mercado Liberalizado de Eletricidade – abril 2023Boletim Mercado Liberalizado de Eletricidade - abril 2023

Segundo a ERSE, estes clientes representam 6,7% do consumo total de eletricidade de Portugal continental, ao passo que os clientes no mercado livre representaram cerca de 85% do número total de clientes e 93% do consumo.

Quanto aos clientes no mercado livre, a ERSE indica que este alcançou, em abril, cerca de 5,5 milhões de clientes e 42.431 GWh de consumo anualizado. Feitas as contas, estes valores representam um aumento de 0,2% em número de clientes (11.427) e um decréscimo de 0,4% em consumo (326,2 GWh), relativamente a abril de 2022.

Mercado liberalizado de gás perde quase 15% de clientes

O mercado liberalizado de gás natural registou cerca de 1,1 milhões de clientes em abril, o que representa uma perda de 14,7% em número de clientes, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo informação do regulador.

“Este mês, o mercado livre registava cerca 1,1 milhões de clientes, para um consumo estimado em base anual de 31.597 GWh [Gigawatts-hora]. Estes valores representam uma redução de 14,7% em número de clientes e uma quebra de 16,4% em consumo, relativamente a abril de 2022”, informou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que publicou o Boletim sobre o Mercado Liberalizado de Gás Natural relativo a abril.

Em outubro do ano passado entrou em vigor a medida que permitiu o regresso dos clientes ao mercado regulado de gás natural, para fazer face aos elevados aumentos de preços anunciados pelos comercializadores.

No mês em análise, entraram 17.254 clientes no mercado liberalizado de gás, tendo 857 (0,4 GWh) transitado do mercado regulado e 16.397 (46,2 GWh) entrado diretamente para as carteiras de comercializadores em regime de mercado (entradas diretas).

Por outro lado, cessaram contrato no mercado liberalizado 15.704 clientes (52,6 GWh) sem que tenham celebrado outro contrato de fornecimento (saídas diretas), e regressaram ao mercado regulado 7.489 clientes.

Desta forma, em termos líquidos, o número de clientes em atividade no mercado livre reduziu-se em 5.939, e diminuiu 8,6 GWh em consumo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços “atípicos” na eletricidade empurraram 5% dos clientes para o regulado em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião