Chanceler alemão diz que pretende conversar “em breve” com Putin sobre a Ucrânia

  • Lusa
  • 10 Junho 2023

A condição prévia para uma "paz justa" é que a Rússia retire as suas tropas da Ucrânia, salientou o chanceler alemão, Olaf Scholz.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou neste sábado que pretende voltar a conversar “em breve” com o Presidente russo, mas ressalvou que a condição prévia para uma “paz justa” é que a Rússia retire as suas tropas da Ucrânia.

“Não há problema em negociar. A questão é saber com quem e sobre o quê”, respondeu Scholz a uma questão colocada durante a sua intervenção num fórum de discussão do Congresso da Igreja Evangélica Alemã, que está a decorrer em Nuremberga (sul da Alemanha).

O líder alemão recordou que já falou com o Presidente russo, Vladimir Putin, em várias ocasiões, inclusive desde o início da invasão russa da Ucrânia, e que tenciona voltar a fazê-lo em breve.

À questão de uma hipotética negociação, respondeu que cabe à Ucrânia decidir como e em que condições, enquanto país vítima de uma guerra de agressão “que partiu da Rússia”.

Olaf Scholz sublinhou que a condição prévia para uma “paz justa” é que a Rússia retire as suas tropas.

Uma paz justa, acrescentou, significa o respeito pela integridade e pela soberania territorial do país, bem como o fundamento do direito internacional de que as fronteiras de um país não podem ser “violadas pela força e não podem ser alteradas”.

Scholz aproveitou a oportunidade para reiterar os princípios da posição de Berlim em relação à guerra, bem como os seus planos para evitar uma nova escalada do conflito.

“Era e é correto que atuemos de forma coordenada em tudo o que fazemos. Que consideremos cada passo e que não atuemos sozinhos. Estamos comprometidos com este princípio desde o início”, declarou o chanceler.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chanceler alemão diz que pretende conversar “em breve” com Putin sobre a Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião