Capital de risco ActiveCap investe em fábrica de vidro em Cantanhede

Após investir no papel da Firmo, nos suplementos desportivos da Zumub ou nos capacetes da Nexxpro, ActiveCap entra no capital da transformadora de vidro Cristalmax, fundada em 1994 por Máximo Silva.

A ActiveCap – Capital Partners, liderada por Pedro Correia da Silva, João Ferreira Marques e Francisco Martins, decidiu avançar para a compra de uma participação minoritária na Cristalmax, uma empresa industrial fundada em dezembro de 1994 e sediada em Murtede, no concelho de Cantanhede, especializada na transformação e comercialização de vidro plano.

A sociedade gestora do Fundo ActiveCap I – Portuguese Growth Fund (PGF) já notificou a Autoridade da Concorrência da aquisição de “participações representativas de capital social e de direitos de voto” da sociedade Cristalmax – Indústria de Vidros, S.A. e da sua participada em França.

Caso seja aprovada pela entidade agora liderada por Nuno Cunha Rodrigues, esta operação confere o controlo conjunto da empresa do distrito de Coimbra à capital de risco – já investiu na empresa de material de escritório Firmo e Staples, na empresa de suplementos desportivos Zumub ou na Nexxpro (capacetes para motociclismo) – e à holding Maxtrends, que tem como único ativo a Cristalmax.

Em comunicado, a Cristalmax e a ActiveCap falam numa “parceria para o investimento na capacidade produtiva e no crescimento da fábrica”, em contrapartida de uma participação minoritária, com a capital de risco a ajudar no “desenvolvimento e crescimento” da empresa. Máximo Silva (fundador) e Ana Margarida Silva mantêm-se como principais acionistas.

A experiência industrial extensa dos acionistas maioritários no setor vidreiro, assim como a capacidade de inovação da empresa, também foram decisivos. Aliado a isto, há um elevado potencial de crescimento, num setor que é bastante dinâmico.

Francisco Martins

Partner da ActiveCap

“Este é um investimento que resulta do posicionamento e do reconhecimento do valor acrescentado que a Cristalmax tem no setor. A experiência industrial extensa dos acionistas maioritários no setor vidreiro, assim como a capacidade de inovação da empresa, também foram decisivos. Aliado a isto, há um elevado potencial de crescimento, num setor que é bastante dinâmico”, explica Francisco Martins, partner da ActiveCap.

Constituída pelo empresário Máximo Silva há 28 anos na Zona Industrial de Murtede, onde desenvolve atividade na área da transformação, comercialização e aplicação de vidro em obra, além da filial em França, a Cristalmax exporta vidro para mais de 25 países, entre os quais Espanha, Reino Unido, Suíça, Bélgica, Brasil, Canadá, EUA, Marrocos, Angola, Moçambique, Cabo Verde ou Senegal.

“Temos uma visão e uma ambição clara para a Cristalmax: crescimento sustentado e criação de valor, alicerçado nos quase 29 anos de experiência no setor. Esta parceria vai ajudar-nos no fortalecimento da nossa posição e ambição industrial, nacional e internacional, através de investimento em equipamentos produtivos, reforço da atividade de Investigação e Desenvolvimento e aumento da capacidade produtiva com produtos e serviços diferenciadores no mercado”, contextualiza Máximo Silva, acionista principal.

A ActiveCap foi a capital de risco com melhor classificação no programa Consolidar, entre as 14 escolhidas pelo Banco Português de Fomento para gerirem os 500 milhões de euros deste programa. Vai receber 47 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), a que juntará, no mínimo, 20,14 milhões em capital privado.

(Notícia atualizada a 16 de junho com comunicado da ActiveCap)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital de risco ActiveCap investe em fábrica de vidro em Cantanhede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião