Marcelo espera “solução equilibrada” sobre tempo de serviço dos professores. Senão tem de “devolver diploma ao Governo”, avisa

O Chefe de Estado espera que o "Governo dê passos no sentido" de se encontrar "uma solução que permita iniciar o próximo ano letivo num clima mais sereno"

O Presidente da República diz que está a aguardar que o diploma, que visa corrigir as assimetrias decorrentes dos dois períodos de congelamento da carreira dos professores, chegue ao Palácio de Belém, mas espera que seja encontrada uma “solução equilibrada”, de modo a que o próximo ano letivo seja “mais sereno”. “Se é uma solução que não é equilibrada tenho de devolver diploma ao Governo”, avisa Marcelo Rebelo de Sousa.

“Os jovens, os pais, outros encarregados de educação, funcionários e professores, nesta altura o que querem é que depois destes anos letivos que vivemos, se chegue ao fim deste ano letivo e se chegue a uma solução de paz para que o próximo ano letivo possa ser preparado e possa começar de uma forma que corresponda às expectativas de todos”, afirmou o Chefe de Estado, em declarações transmitidas pelas RTP3, a partir de Londres.

Para tal, Marcelo Rebelo de Sousa defende que é preciso “ter a questão dos professores” resolvida, instando, deste modo, a encontrar-se uma “solução equilibrada para todas as partes”. Nesse sentido, o Presidente da República adianta que está à espera que chegue o diploma relativo à recuperação do tempo de serviço dos professores, que foi aprovado a 18 de maio pelo Executivo sem ter tido a “bênção” dos sindicatos, e que vai ouvir os sindicatos para decidir se promulga ou não o diploma.

O Chefe de Estado espera que o “Governo dê passos no sentido” de se encontrar “uma solução que permita iniciar o próximo ano letivo num clima mais sereno”. Mas deixa o aviso: “Se é uma solução que não é equilibrada tenho de devolver diploma ao Governo”, atira.

Quanto às greves convocadas aos exames e avaliações nacionais, o Presidente da República relembra que este é um “momento decisivo” e com um “certo stress psicológico” dos alunos, pelo que pede um “esforço de todos” para que tudo corra “sem prejuízo” para os educandos.

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