5 coisas que vão marcar o dia
O dia é marcado pela audição do ex-ministro Pedro Nuno Santos na CPI à TAP e a decisão do BCE sobre as taxas de juro. Há ainda um relatório da OCDE sobre a economia portuguesa.
A decisão que sairá da reunião do conselho de governadores do Banco Central Europeu está em foco esta quinta-feira. Por cá, as atenções estarão também na audição a Pedro Nuno Santos na comissão parlamentar de inquérito à TAP, um dos protagonistas das polémicas que marcaram a gestão da companhia aérea nos últimos anos, bem como num relatório da OCDE sobre a economia portuguesa. Há ainda reunião do Eurogrupo e dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores.
Reunião do BCE
Um dia depois da Reserva Federal dos EUA, é a vez de o Comité de Política Monetária do Banco Central Europeu (BCE) decidir o próximo passo em relação às taxas de juro diretoras na Zona Euro. Os analistas antecipam uma nova subida de 25 pontos base, o que colocará a taxa dos depósitos em 3,50%, enquanto as taxas de juro aplicáveis às operações de refinanciamento e de cedência de liquidez subirão para 4% e 4,25%, respetivamente. A seguir ao anúncio da decisão, agendado para as 13h15 (hora de Lisboa), a presidente da instituição sediada em Frankfurt, Christine Lagarde, fala em conferência de imprensa.
Pedro Nuno Santos na comissão de inquérito à TAP
Pedro Nuno Santos regressou ao Parlamento na semana passada para ser ouvido na Comissão de Economia sobre a privatização da TAP. Esta quinta-feira, pelas 14 horas, o ex-ministro das Infraestruturas e Habitação é ouvido na comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão da companhia aérea, com as negociações da saída de Alexandra Reis a voltarem à ribalta. O ministro das Finanças, Fernando Medina, fecha o leque de audições da CPI na sexta-feira.
Economia portuguesa aos olhos da OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresenta esta quinta-feira um novo relatório em que analisa o desempenho da economia portuguesa diante de desafios globais e domésticos. No documento, o organismo formado por 37 países membros faz recomendações de políticas públicas para sustentar a recuperação económica e fortalecer a produtividade, as finanças públicas e os padrões de vida. Há ainda um capítulo dedicado ao setor de saúde, com propostas para melhorar a sua eficiência, resiliência e capacidade de resposta.
Eurogrupo debate euro digital
Esta quinta-feira, há também reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, presidida pelo irlandês Paschal Donohoe, seguida de reunião com a participação dos ministros dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE). Os governantes fazem o balanço dos progressos do projeto do euro digital e debatem o desempenho dos mercados de capitais europeus, centrando-se também na supervisão pós-programa para a Grécia, Chipre, Irlanda, Portugal e Espanha. Portugal está representado pelos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix, e das Finanças, João Nuno Mendes.
Como evoluem os novos créditos aos consumidores?
O Banco de Portugal (BdP) divulga dados sobre os novos créditos relativos ao mês de abril. As instituições financeiras concederam quase 2.000 milhões de euros em crédito ao consumo no primeiro trimestre deste ano, o que equivale a um salto de 4% comparativamente ao período homólogo de 2022 e representa o valor mais elevado desde, pelo menos, 2013. Esta evolução deveu-se, em particular, ao crédito automóvel e ao crédito concedido através do cartão de crédito e outras facilidades.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}