BRANDS' ECO Os desafios de uma transição justa em debate no Porto

  • BRANDS' ECO
  • 23 Junho 2023

A próxima sessão do Ciclo de Conversas acontece no dia 29 de junho, às 18 horas, no Porto Innovation Hub. Esta é a sétima de 10 sessões, organizadas pela CM do Porto sobre a neutralidade carbónica.

A sétima conferência do “Ciclo de Conversas – Rumo à Neutralidade Carbónica 2030” irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, pelas 18 horas, no Porto Innovation Hub.

Esta iniciativa acontece no âmbito do Pacto do Porto para o Clima e pretende incentivar a implementação de projetos tendo em vista a neutralidade carbónica da cidade já em 2030.

“Os desafios de uma transição justa” é o tema da próxima sessão, moderada por Rúben Fernandes, Administrador Executivo da Águas e Energia do Porto, na qual serão abordadas as estratégias necessárias para garantir que o caminho rumo à neutralidade carbónica se faz de forma equilibrada, equitativa e inclusiva, capaz de envolver todos os cidadãos.

São múltiplos os tópicos relacionados com a descarbonização da economia, muitos dos quais têm sido abordados neste ciclo de conversas. A mobilidade, a eficiência energética, a circularidade do sistema alimentar ou a construção, todos estes temas exigem mudanças de comportamentais que impactam com a disponibilidade de recursos dos cidadãos.

Em Portugal, os desafios da transição agudizam-se em algumas áreas, especialmente pelas dificuldades de alguns dos pontos de partida. Por exemplo, a pobreza energética é uma realidade preocupante que levanta enormes desafios para a implementação de medidas sustentáveis. Neste contexto, é essencial que a transição energética e climática seja justa. É necessário garantir que as políticas públicas e os movimentos de transição são abrangentes e apoiam as pessoas, especialmente as mais vulneráveis, no acesso e garantia a condições de vida dignas e adequadas, mas ao mesmo tempo sustentáveis e alinhadas com as preocupações climáticas e ambientais.

Em consonância com as políticas e as metas da União Europeia, o Porto está empenhado em liderar pelo exemplo na ambição da neutralidade carbónica. A transição justa é uma matéria complexa, que exige a colaboração e o envolvimento de diversas entidades em prol dos cidadãos. A união de esforços entre organizações, governos, empresas e cidadãos é fundamental para garantir que todas as pessoas possam usufruir dos benefícios e das oportunidades disponibilizadas por estas mudanças.

Nesta sessão vamos conhecer alguns projetos e entidades que têm proativamente trabalhado nesta matéria, debater estratégias em desenvolvimento, partilhar experiências e procurar soluções inovadoras que beneficiem tanto os cidadãos como o Planeta, de forma a promover uma visão local, nacional e global para e com as pessoas.

Para debater estes e outros temas, a sexta conferência do Ciclo de Conversas contará com a presença de Maria do Rosário Palha, Senior Sustainability Manager da Fundação Calouste Gulbenkian; Mariana Almeida, Jurista do Departamento Jurídico e Económico da DECO e Isabel Azevedo, Diretora da Unidade de Energia do INEGI.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis. Os interessados podem efetuar reserva aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os desafios de uma transição justa em debate no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião