Consumidores alemães já estão menos confiantes que no início da pandemia

  • Diana Rodrigues
  • 28 Junho 2023

Índice elaborado pela GfK mostra recuo no ânimo dos consumidores na Alemanha para nível abaixo do registado na primavera de 2020. "Inquietude" germânica reflete-se em maior propensão para a poupança.

Depois de oito meses consecutivos de recuperação, a confiança dos consumidores alemães, medida pelo índice do clima de consumo da GfK, desceu para -25,4 pontos, contra os 24,4 pontos negativos registados no mês anterior. Um registo que atira este indicador para um nível abaixo do verificado na primavera de 2020, que coincidiu com o início da pandemia de Covid-19.

“A atual evolução do sentimento dos consumidores indica que estão novamente mais inquietos. Isto reflete-se, entre outros pontos, no facto de a propensão para poupar ter aumentado novamente [cinco pontos] este mês”, assinala o especialista em consumo da GfK, Rolf Bürkl. “As taxas de inflação ainda elevadas, atualmente em torno dos 6%, estão a reduzir visivelmente o poder de compra das famílias e a impedir que o consumo privado dê o seu contributo positivo”, acrescenta, numa nota publicada esta quarta-feira.

As perspetivas de rendimento dos consumidores também diminuem em 2,4 pontos, para -10,6 pontos. “As famílias assumem que terão de aceitar perdas de rendimento real este ano, tendo em conta a persistência de taxas de inflação elevadas, que provavelmente não serão totalmente compensadas por aumentos salariais acordados coletivamente”, explica a GfK nesta publicação.

O receio de um novo aumento dos preços inflação, por um lado, e do cenário de recessão na maior economia europeia, por outro, está a fazer cair o ânimo dos consumidores alemães. As expectativas em relação aos rendimentos e à economia, em particular, voltaram a diminuir recentemente, segundo o estudo da empresa de estudos de mercado GfK sobre o sentimento dos consumidores, realizado em junho. A inflação na Alemanha está, no entanto, a diminuir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumidores alemães já estão menos confiantes que no início da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião