NATO prolonga mandato de secretário-geral por mais um ano
Jens Stoltenberg caminha para uma década consecutiva na liderança da organização militar, a pedido dos aliados em plena guerra na Ucrânia.
Jens Stoltenbeg vai prolongar o seu mandato como secretário-geral da NATO. Os membros da organização militar já definiram que o ex-primeiro-ministro da Noruega irá manter-se no cargo até meados de 2024, quando a NATO atingir os 75 anos de funcionamento, refere nesta quinta-feira a agência Europa Press (acesso livre).
Em plena guerra da Ucrânia e perante a falta de consenso na escolha de um sucessor, os 31 aliados preferem prolongar de novo o mandato de Jens Stoltenberg, que comanda a organização militar desde outubro de 2014. Em condições normais, o norueguês teria terminado o seu turno em outubro de 2022.
A decisão será formalizada na próxima cimeira da aliança atlântica, marcada para 11 e 12 de julho em Vilnius, capital da Lituânia, um dos países que fazem fronteira com a Rússia. Jens Stoltenberg, 64 anos, será o líder da NATO até à cimeira comemorativa do 75.º aniversário, marcada para 2024 nos Estados Unidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
NATO prolonga mandato de secretário-geral por mais um ano
{{ noCommentsLabel }}