5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Junho 2023

No dia em que termina o prazo para entregar o IRS, o INE e o Eurostat revelam como evoluíram os preços em junho e a DGO atualiza os dados da execução orçamental até maio.

O último dia de junho é também o último dia para os contribuintes entregarem as declarações de rendimentos do ano passado. Nesta sexta-feira, INE e Eurostat divulgam as estimativas para a inflação em Portugal e na Zona Euro, respetivamente, e a Direção-Geral do Orçamento publica a síntese orçamental até maio. Em Bruxelas, termina mais uma cimeira europeia dos 27.

Último dia para entregar IRS

Termina esta sexta-feira o prazo de entrega do IRS referente aos rendimentos de 2022. Segundo as estatísticas do Portal das Finanças, mais de 5,7 milhões de contribuintes já entregaram a declaração, ainda que este número inclua também declarações de substituição e com erros. Ao mesmo tempo, já foram reembolsados 2,5 mil milhões de euros no âmbito da atual campanha.

INE e Eurostat medem pulso à inflação em junho

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor relativo a junho. Em maio, o sétimo mês consecutivo de abrandamento na subida dos preços, a taxa de variação homóloga em Portugal fixou-se em 4%. Com a divulgação do mesmo indicador pelo Eurostat, será possível comparar dados com os países da Zona Euro e da União Europeia, que em maio registaram 6,1% e 7,1%, respetivamente.

Termina o Conselho Europeu

O Conselho Europeu termina esta sexta-feira, com a guerra na Ucrânia, as migrações e as propostas da Comissão Europeia de revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e de reforma das regras orçamentais no topo da agenda. No primeiro dia, o secretário-geral da NATO, que vai ficar mais um ano no cargo, almoçou em Bruxelas com os representantes dos 27 Estados-membros para preparar a cimeira da Aliança Atlântica do próximo mês.

Síntese da execução orçamental até maio

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) atualiza os dados da execução orçamental até maio, que permitirão saber se o ministro das Finanças mantém o excedente nas contas públicas. Até abril, o saldo orçamental das Administrações Públicas foi de 962 milhões de euros na ótica da contabilidade pública. Estes resultados já incluíam a transferência do Fundo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos para a Caixa Geral de Aposentações.

Dados de estabilidade financeira

O Banco de Portugal divulga esta manhã os indicadores de estabilidade financeira relativos aos primeiros três meses do ano. Estes dados, que pretendem identificar riscos e vulnerabilidades da economia portuguesa, incluem indicadores referentes ao setor bancário e ainda os Financial Soundness Indicators (FSIs) publicados pelo Fundo Monetário Internacional. Incluem ainda um indicador de stress financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião