Montepio conclui venda do banco em Angola por 17 milhões

  • ECO
  • 5 Julho 2023

Banco Montepio vendeu 51% do Finibanco Angola por 17,2 milhões. Desconsolidação tem impacto negativo de 105 milhões, compensados com os 100 milhões de lucro que obteve do banco angolano.

O Banco Montepio concluiu a venda de 51% do Finibanco Angola aos nigerianos do Access Bank por 17,2 milhões de euros, segundo anunciou esta quarta-feira ao mercado.

Com esta alienação, que havia sido anunciada em outubro do ano passado, o banco português deixa de ter controlo do Finibanco Angola, ainda que mantenha uma participação de 29,22% na instituição angolana.

A perda de controlo permitirá que totalidade da participação detida pelo Banco Montepio no banco angolano seja desconsolidada nas demonstrações financeiras consolidadas com referência a 30 de junho de 2023, mas terá um impacto negativo, sem afetar os capitais próprios. Quanto?

“A desconsolidação implica a reciclagem da reserva cambial negativa estimada em 116 milhões de euros para a rubrica Resultados de operações em descontinuação (com impacto global negativo estimado de 105 milhões de euros na demonstração de resultados consolidados, face aos valores divulgados com referência a 31 de março de 2023), não determinando, no entanto, qualquer alteração nos capitais próprios do Banco Montepio”, adianta no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O banco liderado por Pedro Leitão explica que “o valor da reserva cambial referida corresponde à variação acumulada da valorização desta participação entre 2011 e o momento da venda (inerente à flutuação cambial euro/kwanza) que, a par dos resultados estimados positivos apropriados pelo Banco Montepio num montante que ascende a 100 milhões de euros, já foram incorporados nos capitais próprios no processo de consolidação das demonstrações financeiras do grupo, tendo contribuído, em cada momento de reporte, para o cômputo dos rácios de capital que tem vindo a apurar e a divulgar ao mercado”.

O Banco Montepio estima que a venda desta participação tenha um efeito positivo nos rácios de capital de 16 pontos base, em linha com a comunicação divulgada em 4 de outubro de 2022.

Sobre participação de quase 30% que ainda mantém no Finibanco Angola, o banco da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) revela que o processo de venda “está em fase de finalização, dependendo da aprovação das entidades de supervisão e regulação, sendo expectável que seja concluído no decurso do segundo semestre de 2023”. O Finibanco Angola entrou no grupo Montepio em 2010, aquando da aquisição do Finibanco por 350 milhões de euros.

Em 2015, o então presidente do Montepio, Tomás Correia, anunciou um acordo para vender cerca de 30,57% da instituição angolana a “parceiros locais” por 26,3 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros). O negócio acabou por não ser bem-sucedido.

(Notícia atualizada às 20h46)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio conclui venda do banco em Angola por 17 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião