Controladores ameaçam com greve europeia e põem 30% dos voos em risco

  • ECO
  • 7 Julho 2023

Funcionários da agência Eurocontrol ameaçam com greve devido a salários, podendo afetar 12.600 dos mais de 30.000 voos programados para a época de verão.

Estão em risco de ficarem em terra três em cada dez voos programados para o verão na Europa. Os controladores de tráfego aéreo da Eurocontrol ameaçam com uma greve para as próximas semanas por causa dos salários, refere esta sexta-feira o jornal britânico The Times.

Por cada dia de greve poderão ser atrasados ou cancelados até 12.600 voos em toda a Europa. Para todo o mês de julho e a primeira quinzena de julho estão programados, em média, cerca de 33.000 ligações aéreas. Os números serão confirmados na próxima semana, quando for formalizado o pré-aviso de greve.

Os agentes turísticos já tinham alertado para mais um verão complicado na aviação, com os controladores aéreos sobrecarregados de trabalho, especialmente nos aeroportos de Atenas, Budapeste, Reims e Marselha. Às sextas, sábados e domingos juntam-se a esta lista os aeroportos de Londres, Bruxelas, Barcelona, Zagreb, Nicósia e Varsóvia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Controladores ameaçam com greve europeia e põem 30% dos voos em risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião