Estagnar salários para controlar inflação é “simples demais, para não dizer simplista”, diz Marcelo

O Presidente considera que a realidade é muito complicada e que se deve "evitar declarações que possam ser mal entendidas". Christine Lagarde alertou contra o "aumento duplo" das margens e salários.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que estagnar salários para controlar a inflação é “simples demais, para não dizer simplista”, atirou o Presidente em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de formalização do compromisso de mais 51 empresas no âmbito do “Pacto Mais e Melhores Empregos”, da Fundação José Neves, numa reação às declarações recentes às declarações de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu.

“Entendo que não faz sentido olhar para a realidade, que é a subida dos juros, invocando a inflação — que, como se sabe, tem níveis diferentes nos vários países da Europa e tem uma estrutura muito especial — e, depois, dar a entender que a melhor maneira de resolver o problema é, realmente, fazer estagnar, os salários”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

A realidade é muito mais complicada e, portanto, o ideal, sobre esta matéria, é evitar declarações que possam ser mal entendidas pelos destinatários em geral“, acrescentou.

Na semana passada, Christine Lagarde disse que a subida simultânea dos salários e das margens das empresas “alimenta os riscos inflacionistas”. “Não ficaremos parados se nos confrontarmos com esses riscos”, assegurou a presidente do BCE, que volta a reunir a 27 de julho para decidir o rumo da política monetária na Zona Euro.

Na mesma entrevista, Lagarde indicou que o banco central ainda tem “trabalho a fazer” para domar a inflação. Apesar do abrandamento verificado em vários países do euro, incluindo em Portugal, a subida dos preços voltou a ganhar ritmo na Alemanha no mês passado, de acordo com dados oficiais preliminares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estagnar salários para controlar inflação é “simples demais, para não dizer simplista”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião