Eurodeputados defendem alívio das taxas de juro perante o BCE

  • Lusa
  • 10 Julho 2023

Pedro Marques arriscou que a seguir ao verão, ao contrário da recente mensagem deixada pela presidente do BCE, não deverá manter-se “a espiral de aumentos das taxas de juro”.

O eurodeputado Pedro Marques (PS) defendeu esta segunda-feira perante a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, a necessidade de aliviar a subida das taxas de juro, perante o abrandamento da inflação na zona euro.

O foco da reunião da missão da comissão dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECON) do Parlamento Europeu (PE), disse o eurodeputado à Lusa, foi a subida das taxas de juro de referência do BCE e “as suas consequências para os cidadãos, as empresas, no contexto da inflação que, entretanto, começou a descer significativamente”.

“Foi esta a mensagem que levámos a Christine Lagarde e à sua equipa”, salientou, referindo ainda que a reunião decorreu à porta fechada, não podendo, por isso, dar conta do acolhimento feito às preocupações expressas. Sublinhando que a independência do BCE é inquestionável, Pedro Marques – que também é vice-presidente do grupo dos Socialistas & Democratas (S&D) no PE –, arriscou que a seguir ao verão, ao contrário da recente mensagem deixada pela presidente do BCE, não deverá manter-se “a espiral de aumentos das taxas de juro”.

“É um sofrimento de que as famílias e as empresas não precisam e provavelmente é um exagero na dose” do remédio para controlar a inflação, opinou. Num cenário em que os preços na produção estão negativos e em que a inflação de base (exclui preços da energia, alimentos, álcool e tabaco – mais voláteis) “anda na ordem dos 3% e já desceu muito, provavelmente, o BCE tem razões para entrar numa fase de esperar para ver as consequências de todos os aumentos que já realizou”, disse ainda o eurodeputado.

A ida da missão da ECON a Frankfurt, onde está sediado o BCE, insere-se numa reunião anual com o Conselho Executivo do banco central, no âmbito do escrutínio que o PE faz à instituição bancária. A eurodeputada socialista Margarida Marques também integrou o grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurodeputados defendem alívio das taxas de juro perante o BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião