Estas são as seguradoras mais rápidas e mais lentas a responder a sinistros auto

  • ECO Seguros
  • 14 Julho 2023

As companhias cumprem os prazos legais para regularizar sinistros automóvel em 99% dos casos, mas há umas mais despachadas que outras. Saiba quais e porque a declaração amigável acelera o processo.

Apenas 1.881 em 470.766 acidentes reportados a seguradoras em Portugal em 2022 (0,4%) não cumpriram os prazos legais estipulados para regularização de um sinistro automóvel. Estes são dados revelados pelo Relatório de Regularização de Sinistros Automóvel agora publicado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). O estudo adianta que quando uma Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) é incluída no processo, este desenrola-se de forma muito mais rápida.

Apesar de o incumprimento dos prazos não ser relevante, o relatório destaca prazos médios de resposta inicial das seguradoras a uma participação de sinistro. Em 2022, as mais rápidas neste passo cujo limite legal é 2 dias, foram a Allianz, CA Seguros, Caravela, Fidelidade, Mapfre, UNA, Victoria e Zurich. Mais demoradas, mas pouco, foram a Ageas, Tranquilidade, Liberty, Lusitania, Ok Seguros!, Greenval e Ocidental. Ainda dentro do limite legal, as mais lentas foram a AIG e a Euro Insurances.

O segundo passo é a conclusão das peritagens que tem de estar concluída em 4 dias se o acidente for reportado com DAAA ou 8 dias sem DAAA. A média de todos os sinistros foi de 0,6 dias com DAAA e 1 dia sem essa declaração. Nesta fase, com DAAA e sujeita a disponibilidade dos veículos dos segurados para peritagem, as mais rápidas foram a CA Seguros, Caravela, Fidelidade, Tranquilidade Lusitania, Mapfre, Mudum e OK Seguros!. As mais demoradas foram a Liberty, Euro Insurances e UNA.

O passo 3 é a entrega do relatório da peritagem que foi sempre rápido. Demora mais a comunicação de assunção de responsabilidade, ou não, por parte da seguradora. Ainda assim os prazos foram respeitados. Com DAAA o prazo máximo é de 15 dias. Mas, em média, com DAAA foi de 5,6 dias, sendo mais rápidas a Allianz, Greenval, Mapfre, Tranquilidade, Mudum, Victoria e Zurich. Sem DAAA, os prazos legais vão para 30 dias neste passo.

Finalmente, o pagamento da indemnização – cujo prazo máximo é de 8 dias após a assunção de responsabilidade –foi cumprido em 2,4 dias com DAAA e em 2 dias sem DAAA. Allianz, Liberty, Lusitania e Euroinsurances foram as mais rápidas. Caravela, Mapfre, OK Seguros! e Zurich as mais lentas, mas a grande distância de prazo legal de incumprimento.

Os prazos legais e quanto demoraram em média as seguradoras a dar solução (ASF)

Com mais de 6 milhões de apólices em vigor, as companhias receberam no ano passado 470.766 participações respeitantes a danos exclusivamente materiais, sendo 98,6% do total. Em 2020, ano da pandemia e confinamentos, as participações foram cerca de 420 mil, valor semelhante ao registado no passado.

Os acidentes com danos exclusivamente corporais foram no ano passado de 2.943, apenas 0,6% do total enquanto 5.892 (1,2%) registaram simultaneamente danos materiais e corporais.

De acordo com as normas da ASF que regem a conduta de mercado, os tempos médios de regularização de sinistros automóvel devem ser disponibilizados nos websites das empresas de seguros, em língua portuguesa.

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