Hoje nas notícias: Alojamento Local, Montepio e reforma
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Fisco vai realizar uma ação de fiscalização a milhares de Alojamentos Locais a nível nacional. Já o Banco de Portugal está a investigar uma operação de venda de crédito malparado feita pelo Montepio que fez o banco perder 12 milhões. Conheça estas e outras notícias em destaque esta sexta-feira.
Fisco prepara grande inspeção ao Alojamento Local
A Autoridade Tributária vai realizar uma ação de fiscalização a milhares de Alojamentos Locais a nível nacional. Em causa está a potencial fuga ao fisco neste setor e várias dezenas de denúncias que têm chegado a este organismo e ao Ministério Público. Há indícios de não-faturação e de faturação indevida. A operação deverá ocorrer até ao final do terceiro trimestre.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
BdP investiga perda de 12 milhões no Banco Montepio com venda de malparado
O Banco de Portugal (BdP) está a investigar uma operação de venda de crédito malparado de imóveis do Banco Montepio à CarVal Investor em 2015. A operação, que gerou uma perda de 12 milhões ao Montepio, incluía um mecanismo de partilha de valor com o banco, através do qual o comprador podia pagar um valor mais baixo à partida, havendo a possibilidade de um pagamento adicional posterior indexado à criação de valor no ativo adquirido. Só que a CarVal vendeu posteriormente as duas carteiras à Arrow Global com o tradicional desconto inerente à venda de ativos stressados e, por isso, deu como expiradas essas cláusulas.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Pedidos de despejo aumentaram mais de 20% no primeiro semestre
No primeiro semestre deste ano, o Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) registou 1.412 requerimentos de procedimento especial de despejo, o que representa um aumento de 22,6% face a igual período do ano passado. Destes, mais de metade foram em Lisboa e no Porto. Só na capital deram entrada 550 requerimentos, enquanto no Porto foram 265.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Idade média de reforma no Estado já supera os 65 anos
A idade média de reforma dos funcionários públicos já ultrapassa a fasquia dos 65 anos. No ano passado e tal como aconteceu em 2021, a idade média de passagem à reforma dos trabalhadores do Estado foi de 65,2 anos, de acordo com os dados da Caixa Geral de Aposentações (CGA) divulgados pela Pordata.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Erro no simulador da ACT tirava mais de metade da indemnização por despedimento
Um erro no simulador online da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) chegava a tirar mais de metade da indemnização por despedimento a que um trabalhador teria direito. Ao Dinheiro Vivo, o advogado Eduardo Castro Marques explica que o problema está no cálculo da compensação para contratos antigos, celebrados antes de novembro de 2011. Fonte oficial da ACT adianta que “a falha foi detetada no sábado” e que “entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de hoje, o simulador estará corrigido”.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Alojamento Local, Montepio e reforma
{{ noCommentsLabel }}