Brasileira FCamara escolhe Portugal para instalar hub operacional
O objetivo é que os projetos nos mercados da Europa, Médio Oriente e África sejam liderados a partir de Portugal, tendo como suporte toda a infraestrutura em São Paulo, no Brasil.
A FCamara, multinacional brasileira especializada em projetos e consultoria para transformação digital, escolheu Portugal para implementar o centro de operações que vai apoiar a sua expansão para a Europa, Médio Oriente e África. O objetivo é que os projetos nestes mercados sejam liderados a partir de Portugal, tendo como suporte toda a infraestrutura em São Paulo, no Brasil. A empresa está presente em território nacional desde 2022, com escritório em Leiria e Oeiras.
“Com a abertura deste hub em Portugal, o objetivo é ter uma estrutura operacional com uma equipa de gestão, negócio, marketing e financeira, que nos permita gerir todos os projetos localmente, com suporte das equipas no Brasil. Portanto, para acelerar as entregas, vamos contar com equipas a partir de Portugal, Brasil e outros países onde estamos presentes, de acordo com a necessidade e requisitos específicos de cada cliente”, diz Angelo Tonin, diz general manager da FCamara Europa, em declarações ao Trabalho by ECO.
Questionado sobre se o reforço da aposta em Portugal vai implicar a contratação de novos profissionais, o responsável europeu diz que “a contratação de mais colaboradores vai ser gerida de acordo com o flow (número de projetos) que tivermos”.
“Neste momento, já temos projetos em Portugal, na Holanda, Reino Unido e Estados Unidos. Em Portugal, já temos vários projetos a decorrer, entre eles com um dos principais unicórnios portugueses e na área da banca. A nossa previsão é contratar colaboradores de forma a dar resposta aos novos clientes“, refere apenas, sem avançar números.
Em relação aos perfis e competências mais procuradas, o foco está na área de desenvolvimento de aplicações mobile e web, cloud, e-commerce, gestão de projeto e também áreas de negócios mais transversais, detalha Angelo Tonin.
A FCamara adotou o modelo anywhere office e, em apenas um ano e meio de operação europeia, já conta com cerca de 50 pessoas envolvidas com projetos em clientes em Portugal, Reino Unido, Países Baixos e Estados Unidos. Ao todo, em todo o mundo, são 1.300 colaboradores.
Base operacional em Leiria e escritório em Oeiras
“Decidimos que Portugal seria a nossa ‘porta de entrada’ para consolidar a operação na Europa. Portugal conta com excelentes profissionais, um ecossistema de startups fervilhante, uma boa imagem do país, tanto ao nível turístico como de estabilidade económica e segurança e uma excelente localização no continente europeu”, justifica Fábio Camara, CEO e fundador da FCamara.
A FCamara distribuiu as operações em Portugal por duas localizações geográficas: Leiria e Oeiras. A base operacional fica situada na Startup Leiria, enquanto o escritório de desenvolvimento de negócios será em Oeiras, no edifício World Trade Center. O escritório de desenvolvimento de negócios será inaugurado ainda durante este verão.
Outra das áreas em que a FCamara tenciona investir em Portugal é na formação. “Através da comunidade Orange Juice pretendemos dar formação e capacitar as equipas locais, com re-skilling de profissionais, por exemplo”, avança o general manager da FCamara Europa. “Além disso, nos próximos 12 meses, através do nosso ecossistema acreditamos trazer para Portugal novos negócios, potenciados por startups na área de e-commerce.”
A Orange Juice é um ecossistema tech criado com o intuito de guiar, ajudar e incentivar os iniciantes ou já amantes da tecnologia nas suas carreiras. Destina-se a qualquer pessoa interessada em tecnologia, mesmo aquelas que possam já ser experientes no mercado, mas que entendem a importância de trocar experiências e partilhar conhecimentos. A Orange Juice conta, assim, com podcasts, lives e um blog com diversos conteúdos, que possibilita a interação dos seguidores com especialistas do Grupo FCamara.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brasileira FCamara escolhe Portugal para instalar hub operacional
{{ noCommentsLabel }}