Portugueses queriam estar o dobro dos dias em teletrabalho

  • ECO
  • 19 Julho 2023

Portugueses trabalham remotamente 0,8 dias por semana, mas queriam estar 1,9 dias em teletrabalho, segundo um inquérito do instituto alemão Ifo feito em 34 países.

Os trabalhadores portugueses queriam estar 1,9 dias em teletrabalho, pouco mais do dobro do que exercem efetivamente — em média, 0,8 dias de trabalho remoto por semana — e abaixo da média de 0,9 dias dos 34 países que foram alvo de um estudo do instituto alemão Ifo, contemplando 42.426 trabalhadores, avança esta quarta-feira o Jornal de Negócios.

Contudo, as empresas portuguesas inquiridas só estão disponíveis para permitir 0,7 dias por semana de trabalho remoto, o que representa menos até do que os 0,8 dias que atualmente os trabalhadores têm.

Este inquérito do Ifo, que decorreu nos meses de abril e maio, conclui ainda que os níveis de teletrabalho são mais elevados nos países anglo-saxónicos. Mais, 67% dos inquiridos responderam que atualmente o regime de trabalho é totalmente presencial na empresa, 26% dizem ter um regime híbrido e apenas 8% dos trabalhadores responderam que o regime é totalmente remoto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses queriam estar o dobro dos dias em teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião