Taxa de desemprego na Europa estável nos 6,4%

Em junho havia mais de 12 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia, das quais dez milhões na Zona Euro. Taxa de desemprego em Portugal em linha com Zona Euro.

Em junho, a taxa de desemprego na Zona Euro (composta pelos 20 países da UE que utilizam a moeda única) foi de 6,4%, idêntica à apurada no passado mês de maio e abaixo dos 6,7% registados em junho do ano passado. Na União Europeia (UE), a taxa de desemprego fixou-se nos 5,9%, abaixo em 0,2 pontos percentuais (p.p) da registada em junho de 2022, e também estável face a maio deste ano, revelam esta terça-feira os dados do Eurostat. Em Portugal, a taxa de desemprego estabilizou nos 6,4%.

Segundo estima o gabinete de estatística europeu, em junho havia mais de 12 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia em junho, das quais dez milhões na Zona Euro.

Fonte: Eurostat

Entre os Estados-membros da UE, Espanha (11,7%), Grécia (11,1%), Suécia e Lituânia (7,5%) tinham a maiores taxas de desemprego em junho. Por outro lado, Malta (2,6%), República Checa e Polónia (2,7%) e Alemanha (3%) tinham as taxas menores.

Já Portugal registou em junho uma taxa de desemprego 6,4%, em linha com a Zona Euro. O valor mantém-se face ao apurado em maio, mas é superior, em 0,4 pontos percentuais, relativamente ao registado no período homólogo. Em junho, 336.500 pessoas estavam desempregadas no país, de acordo com os dados do INE apresentados na segunda-feira.

Mais de 2.700 milhões de jovens desempregados na UE

No que toca ao desemprego jovem, 2.739 milhões de jovens com menos de 25 anos estavam desempregados na União Europeia em junho, dos quais 2.204 milhões pertencentes à Zona Euro. Face a maio deste ano, há mais 28 mil jovens na UE desempregados e menos 31 mil jovens na Zona Euro nessa situação. Já comparativamente a junho de 2022, o desemprego jovem há menos 16 mil jovens desempregados na UE e menos 81 mil na Zona Euro.

Neste contexto, a taxa de desemprego jovem era de 14,1% na UE e de 13,8% na Zona Euro, respetivamente acima e abaixo dos 14% registados em ambas as regiões no mês anterior.

Em Portugal, segundo as estimativas provisórios do INE, no período, 66.800 jovens estavam desempregados, o que corresponde a uma taxa de desemprego jovem de 17,2%, valor que, pese embora o recuo de 1,5 p.p. face a maio e 1,9 p.p. em relação ao período homólogo, está acima tanto da Zona Euro, como da UE.

Uma análise por género permite concluir que as mulheres eram as mais penalizadas. A taxa de desemprego das mulheres era de 6,1% na União Europeia, enquanto a taxa de desemprego dos homens na UE era de 5,7%. Tanto uma como a outra estão estáveis face a maio de 2023.

Na Zona Euro, por sua vez, a taxa de desemprego das mulheres foi de 6,7% e a dos homens foi de 6,1%, também sem alterações relativamente ao mês anterior.

(Notícia atualizada com mais informação às 10h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego na Europa estável nos 6,4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião