Hoje nas notícias: escalões de IRS, casas e Altice
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O desdobramento dos escalões de IRS em 2018 contribuiu para aumentar as desigualdades, revela um estudo do Ministério das Finanças. O preço das casas em Portugal deverá aumentar cerca de 8,2% por ano durante os próximos 10 anos. Este ano, quase seis mil alunos perderam a bolsa de estudo por falta de aproveitamento no Ensino Superior. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta segunda-feira.
Desigualdade aumentou com desdobramento de escalões de IRS
O desdobramento dos escalões de IRS, criado pela primeira vez em 2018 e que, na altura, alargou os intervalos de rendimento considerados na aplicação de taxas progressivas do imposto de cinco para sete, contribuiu para agravar as desigualdades, de acordo com um estudo do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças.
Leia a notícia com o Jornal de Negócios (acesso pago).
Preço das casas deve aumentar mais de 8% ao ano na próxima década
O preço das casas em Portugal deverá aumentar cerca de 8,2% por ano durante os próximos 10 anos, segundo um estudo realizado pelo instituto IFO da Universidade de Munique, na Alemanha. Já no conjunto de todos os países do Sul da Europa, os economistas estimam que o valor da venda das casas possa subir entre 10 e 15% na próxima década.
Leia a notícia completa na CNN (acesso livre).
Patrick Drahi sob pressão para vender ativos da Altice
Patrick Drahi, fundador da Altice e que, à semelhança de Armando Pereira, é um dos principais suspeitos da Operação Picoas, vai falar esta segunda-feira aos atuais e potenciais investidores em dívida do grupo. Alguns analistas apontam que Drahi está sob pressão para vender ativos. “É necessária uma ação tangível”, afirma François Baudet, analista de High Yield na Spread Research. “Drahi só acalmará [os investidores] dizendo que haverá uma venda de ativos muito brevemente”, acrescenta Alberto Gesualdi, partner da Ver Capital e especialista em emitentes europeus de High Yield.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Mais alunos perdem bolsa por falta de aproveitamento
Este ano, quase seis mil alunos perderam a bolsa de estudo por falta de aproveitamento no Ensino Superior, o que representa 22% do total de indeferimentos, de acordo com os dados disponibilizados no site da Direção-Geral do Ensino Superior. Contas feitas, trata-se de mais 1.750 face ao ano passado, quando 18% das recusas se deveram à falta de aprovação nos créditos exigidos pelo regulamento de atribuição de bolsa.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).
Procuradora do caso Rui Pinto pediu autorização para afastar Judiciária da investigação
Durante a investigação que culminou na acusação de Rui Pinto, a procuradora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Vera Camacho, escreveu por diversas vezes ao diretor do DCIAP, queixando-se da atuação pouco célere ou mesmo desinteressada da Polícia Judiciária, que poderia contribuir para a prescrição dos ilícitos menos graves que tenham sido cometidos em 2016 ou 2017.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: escalões de IRS, casas e Altice
{{ noCommentsLabel }}