Hoje nas notícias: precários, impostos e professores

  • ECO
  • 10 Agosto 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No segundo trimestre deste ano, os contratos de trabalho precários tiveram uma subida recorde. Se, à semelhança de Itália, o Governo português quisesse impor uma taxa sobre os lucros extraordinários da banca no mesmo modelo, arrecadaria mais de 400 milhões de euros. Está a haver um atraso na colocação de professores, pelo que os docentes só deverão conhecer escolas onde ficam colocados perto do arranque do ano letivo. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais.

Contratos de trabalho precários com subida recorde

No segundo trimestre deste ano, Portugal tinha quase cinco milhões de pessoas empregadas, um novo máximo histórico, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que foram divulgados na quarta-feira. No entanto, os contratos a prazo e outros mais precários, que totalizam 756 mil postos de trabalho, foram responsáveis por 79% dos 110 mil empregos dependentes criados num ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Taxa sobre a banca “à italiana” renderia 400 milhões em Portugal

O Governo italiano decidiu avançar com uma taxa sobre os lucros extraordinários do setor banca, estabelecendo que o imposto não representará mais do que 0,1% dos ativos totais dos bancos. Se o Governo português seguisse a mesma fórmula, o Estado poderia arrecadar mais de 400 milhões de euros, segundo as contas da CNN, tendo por base os dados do Banco de Portugal relativos à margem financeira dos bancos entre os anos de 2022 e 2021.

Leia a noticia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Benefícios fiscais para residentes não habituais sobem 18%

Em 2022, a despesa do Estado com benefícios fiscais atingiu os 17.386 milhões de euros, isto é, o valor mais alto em, pelo menos, dez anos, à boleia do IVA e do IRS de acordo com o relatório sobre a despesa fiscal divulgado em julho pelo Ministério das Finanças. Os benefícios fiscais a residentes não habituais com profissões de alto valor acrescentado superaram os 1,5 mil milhões, o que representa uma subida de 18,5% face a 2021.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Atraso nos concursos adia colocação de professores

Este ano está a haver um atraso nos concursos de professores, face ao que era habitual nos últimos quatro anos, pelo que os docentes só deverão conhecer as escolas onde ficam colocados perto do arranque do ano letivo. Em causa estão cerca de 10 mil professores que concorreram à mobilidade interna e à contratação inicial.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Ex-secretário de Estado da Defesa deixou holding com 3,6 milhões de dívida

O ex-secretário de Estado da Defesa Marco Capitão Ferreira deixou a IdD – Portugal Defence, holding que gere as empresas da indústria de Defesa participadas pelo Estado, com 3,6 milhões de euros de dívidas por acertar com as Finanças. O antigo governante demitiu-se do cargo a 7 de julho e nesse dia foi constituído arguido no âmbito da Operação “Tempestade Perfeita”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: precários, impostos e professores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião