Exclusivo Maior fundo imobiliário português reforça compras em Espanha

  • Ana Petronilho
  • 24 Agosto 2023

Portfólio do CA Património Crescente em Espanha sobe para 20 imóveis, depois de fechar por 12 milhões a compra do edifício da Moyca, uma das maiores empresas europeias de uvas sem grainha.

O fundo imobiliário do Crédito Agrícola, o CA Património Crescente – o maior fundo imobiliário nacional – comprou, na primeira semana de agosto, um imóvel de logística à Moyca, uma das maiores empresas europeias de uvas sem grainha.

O valor da transação foi fechado por 12,4 milhões de euros e o edifício, localizado em Múrcia e com uma área acima de 12.700 metros quadrados, é usado pela empresa como armazém e centro de distribuição, apurou o ECO junto de fontes do mercado.

A empresa Moyca era o anterior proprietário do imóvel, construído em 2016, e decidiu vender o ativo de forma a ter capital para comprar mais terreno e aumentar a capacidade de produção, sabe ainda o ECO. O negócio prevê ainda um contrato de arrendamento à Moyca, que tem outros dois edifícios junto ao imóvel vendido, por um prazo de 20 anos.

De acordo com a informação da empresa, a Moyca exporta uvas sem grainha para cerca de 40 países, como por exemplo, para os EUA, Canadá, África do Sul, Arábia Saudita, Qatar, China ou Malásia. Nos últimos anos tem faturado cerca de 140 milhões de euros anuais em vendas.

O CA Património Crescente tem vindo a investir em Espanha, onde já tem um portfólio de 19 imóveis (excluindo este negócio), que traduzem um investimento de cerca de 80 milhões de euros.

O último negócio do fundo, em Espanha, tinha sido a compra do edifício onde funciona o principal centro de distribuição de papel da Inapa em Espanha, na zona de Madrid (em Leganés), localizado no Poligono Industrial Ciudad del Automóvil. Esta transação foi de 11,6 milhões de euros e o antigo proprietário era a subsidiária espanhola da empresa portuguesa, a Inapa Espanha, que tem armazéns em Barcelona, Bilbau e Valência, escreveu à data o Jornal de Negócios.

Além destes edifícios o CA Património Crescente é ainda o proprietário de oito imóveis, onde está instalada a retalhista francesa Carrefour, dos quais seis estão localizados na região da Andaluzia e outros dois na zona de Madrid. Estes imóveis têm contratos de arrendamento por um prazo de oito anos.

Somam-se ainda dez bombas de gasolina, das quais nove estão arrendadas à Eroski e uma à Carrefour. Sete destes imóveis estão localizados no País Basco e uma em Pamplona, outra em Oviedo a que se soma outra em Logrono.

Em Portugal, o fundo, que é gerido pela Square Asset Management, comprou em julho por cerca de 60 milhões o centro comercial La Vie Funchal. O imóvel era da propriedade da CentroNovoFunchal SA que é detida “em cerca de 50% pelo fundo HLP, de quem a ECS Capital é a sociedade gestora, e em cerca de 40% pelo grupo Oitante, em conjunto com outros acionistas minoritários”.

O La Vie Funchal conta com uma área que ronda os 16 mil metros quadrados onde funcionam 68 lojas.

Outro dos fundos geridos pela Square Asset Management, o Property Core, que é comercializado pelo banco best, comprou a um family office português, o Foz, um portfólio de três imóveis de retalho, onde estão instalados três supermercados. O negócio foi fechado no final de julho por 10,5 milhões de euros, sabe o ECO.

Em causa está um Continente em Massamá, que tem uma área de 1,382 metros quadrados, que ficou sujeito a um contrato de arrendamento com um prazo de 15 anos. Outro dos imóveis comprados pelo Property Core está em Castelo Branco e está arrendado ao Leroy Merlin por um prazo de sete anos.

E o terceiro imóvel está localizado na Quinta do Anjo, concelho de Palmela, tem uma área de 891 metros quadrados e está alugado ao Dia por 11 anos.

De acordo com os últimos dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património, a Square Asset Management é a sociedade com o maior património imobiliário sob gestão, avaliado em 1.595,6 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior fundo imobiliário português reforça compras em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião