EDP passa a deter 100% da EDP Brasil

  • ECO
  • 30 Agosto 2023

A companhia energética espera que com a conclusão da OPA, a EDP Brasil passe a contribui mais para o resultado líquido e cash-flow do grupo EDP.

A EDP anunciou esta quarta-feira, em comunicado ao mercado, que conclui a compra das ações que faltavam para deter totalmente a EDP Brasil. A companhia energética “passa a deter, de forma agregada, 100% do capital social da EDP Brasil”, indica em nota divulgada no site da Comissão do Mercados dos Valores Mobiliários (CMVM).

A conclusão da OPA em apenas seis meses representa um passo importante na concretização da estratégia da EDP”, assinala a empresa no comunicado, que depois acrescenta como vantagens da operação uma “maior exposição a redes e geração renovável com receitas indexadas à inflação” e “sinergias entre as diferentes unidades de negócio da EDP”, que simplificam a “estrutura empresarial do grupo” e garantem uma “maior flexibilidade na gestão da sua presença integrada no mercado brasileiro”.

A EDP tem a expectativa que, com este desfecho, a EDP Brasil passe a contribuir mais para o “resultado líquido e cash-flow do grupo EDP, impulsionada ainda pelo contexto macroeconómico positivo do mercado brasileiro”.

Para financiar a oferta pública de aquisição (OPA) à EDP Brasil, anunciada em março deste ano, a EDP recorreu a um aumento de capital num montante de mil milhões de euros. Na altura detinha 56,05% da EDP Brasil. A oferta resultou, em julho, na aquisição de 185.169.240 ações, correspondentes a 31,86% do capital da empresa brasileira.

Depois desta fase, em julho, as ações da EDP Brasil em circulação passaram a representar “menos de 5%”, o que permitiu a “aquisição potestativa das ações remanescentes”. A aprovação dessa compra foi aprovada esta quarta-feira na assembleia geral extraordinária da EDP Brasil. Assim, foram compradas “21.494.341 ações, representativas de 3,70% do seu capital social total”, por um preço por ação idêntico ao “oferecido no leilão, ajustado pela taxa SELIC acumulada, pro rata“, detalha a nota.

Com esta decisão dos acionistas é ainda “encerrado o período de três meses contados a partir da data do leilão da OPA para que os acionistas que não aderiram ao mesmo pudessem vender as suas ações à EDP”. A EDP Brasil deve sair de bolsa no segundo semestre de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP passa a deter 100% da EDP Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião