Dívida pública sobe pelo sétimo mês para recorde acima de 281 mil milhões

  • ECO
  • 1 Setembro 2023

A dívida pública registou um aumento de cerca de 980 milhões de euros em julho, estando acima dos 281 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo BdP. É o sétimo mês consecutivo de subida.

A dívida pública registou um aumento de cerca de 980 milhões de euros em julho, estando acima dos 281 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). É o sétimo mês consecutivo a subir e um novo recorde.

“Esta evolução refletiu o aumento dos títulos de dívida (1,1 mil milhões de euros), sobretudo de curto prazo”, adianta a instituição liderada por Mário Centeno.

Evolução mensal da dívida pública:

Fonte: Banco de PortugalFonte: BdP

Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que a dívida pública líquida de depósitos registou um aumento de 467,7 milhões de euros para quase 255,9 mil milhões de euros. Já os “os depósitos das Administrações Públicas aumentaram 0,5 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 0,5 mil milhões de euros, para 255,9 mil milhões de euros” lê-se.

Os dados do Banco de Portugal mostram que a dívida pública bruta aumenta há sete meses. É também o terceiro mês em que a dívida pública permanece acima da fasquia dos 280 mil milhões de euros.

De notar que a redução da dívida pública tem sido uma das “bandeiras” do Governo, que se prepara para rever em baixa, no Orçamento do Estado, as projeções para o rácio da dívida pública face ao PIB, antecipando que fique abaixo dos 100% em 2024. No segundo trimestre deste ano, a dívida pública em percentagem do PIB foi de 111,2%, isto é, o valor mais baixo desde março de 2011, quando Portugal estava a ser pressionado pelos mercados e um mês antes do anúncio do pedido de assistência financeira internacional.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe pelo sétimo mês para recorde acima de 281 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião