Farmacêutica Novo Nordisk ultrapassa grupo Louis Vuitton como empresa mais valiosa da Europa

A capitalização de mercado da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk ultrapassou por pouco os 421 mil milhões de dólares durante parte da sessão, superando a LVMH.

A Novo Nordisk, um grupo farmacêutico dinamarquês responsável por comercializar os medicamentos Wegovy para a obesidade e o Ozempic para a diabetes, ultrapassou a LVMH em capitalização de mercado, tornando-se na empresa mais valiosa da Europa.

A capitalização de mercado da farmacêutica dinamarquesa ultrapassou por pouco os 421 mil milhões de dólares durante parte da sessão, superando a LVMH, dona da marca de champanhe Moet Hennessy e de marcas de moda como a Louis Vuitton ou Dior, escreve o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). De notar que no início deste ano, a LVMH tornou-se na primeira empresa europeia a ultrapassar a barreira dos 500 mil milhões de dólares em capitalização de mercado.

O sucesso com o medicamento Wegovy, destinado à perda de peso, levou a Novo Nordisk, a aumentar o valor das suas ações em mais de quatro vezes desde 2018. A capitalização de mercado da empresa chegou a atingir um “pico” em agosto, ao chegar aos 423 mil milhões de dólares em avaliação de mercado, após a empresa ter publicado dados que demonstravam que este medicamento reduzia o risco de eventos cardíacos graves, como ataques cardíacos em 20%. Ainda assim, na altura a avaliação da LVMH era mais elevada.

Também nesse mês, a empresa subiu a sua previsão de vendas anuais, em parte à boleia do aumento da procura pelo Ozempic. O medicamento é destinado a doentes adultos com diabetes de tipo 2, sendo que contêm a mesma substância ativa do Wegovy, tendo sido também prescrito por médicos para tratar a obesidade. Esta situação levou a que os diabéticos desesperam para encontrar estes medicamentos nas farmácias de todo o mundo, incluindo em Portugal.

A Novo Nordisk é a maior fabricante em vendas num mercado em rápido expansão como é o da diabetes e da obesidade e, segundo as previsões dos analistas citados pelo Financial Times, atingirá entre os 130 mil milhões e os 140 mil milhões de dólares de vendas anuais a nível mundial. A farmacêutica é de tal modo importante para o seu país que terá sido o seu desempenho a evitar que a economia dinamarquesa crescesse em vez de contrair no segundo trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farmacêutica Novo Nordisk ultrapassa grupo Louis Vuitton como empresa mais valiosa da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião