Teixeira Duarte passa de lucros a prejuízos no primeiro semestre

  • Ana Petronilho
  • 4 Setembro 2023

Depois de lucros de 4,19 milhões de euros nos primeiro seis meses de 2022 , a construtora teve prejuízos de quase 3 milhões entre janeiro e junho deste ano.

A construtora Teixeira Duarte teve prejuízos, atribuíveis aos acionistas, de 2,955 milhões no primeiro semestre deste ano, depois de ter registado lucros de 4,19 milhões de euros no semestre homólogo.

De acordo com o relatório intercalar da construtora, comunicado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Teixeira Duarte aumentou os rendimentos operacionais em 0,5% para 431,4 milhões sem alterações nos gastos operacionais, que se fixaram em 386,4 milhões de euros.

Entre os rendimentos operacionais, Portugal registou uma subida de 6,9%, passando a representar 40,7% dos rendimentos totais do grupo em junho, enquanto os mercados externos desceram 3,5% face ao período homólogo.

Os resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) cifrou-se em 45,01 milhões de euros, aumentando 4,5% o EBITDA registado no período homólogo de 43,06 milhões.

O grupo destaca que as vendas e prestações de serviços desceram 2,3% face ao período homólogo, para 374,7 milhões de euros, tendo Portugal registado um aumento de 13,7% sendo que este indicador “não expressa a atividade do setor imobiliário do grupo”, que ascendem a 12,1% do total, lê-se no documento.

Nos mercados externos, as vendas e prestações de serviços subiram 2,3%, destacando-se os crescimentos de Angola (+10,7%), Brasil (+16,9%) e Moçambique (+27,2%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teixeira Duarte passa de lucros a prejuízos no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião