Hoje nas notícias: Segurança Social, residentes estrangeiros e escolas

  • ECO
  • 11 Setembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os descontos para o sistema da Segurança Social têm vindo a disparar, sendo que já estão 682 milhões acima da meta de receita extra prevista para o ano. Já a Justiça gere já bens apreendidos dos arguidos no valor de 128 milhões de euros, um aumento face a 2021. Nas escolas portuguesas, o número de alunos baixou em mais de 300 mil em onze anos. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional esta segunda-feira.

Segurança Social acumula bónus de 682 milhões de euros

A receita contributiva da Segurança Social tem estado a disparar, a par com a dos impostos, sendo que até julho, os descontos para este sistema já ultrapassavam em 682,1 milhões de euros a meta de cobrança adicional para o ano todo. O Governo tem defendido que estes ganhos se devem ao dinamismo do mercado de trabalho, sendo de destacar que os aumentos salariais para compensar a inflação também têm afetado esta rubrica, que tem vindo a aumentar a uma velocidade considerável desde abril.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Impacto de residentes estrangeiros deve ser compensado com “redistribuição de capital”

O impacto da chegada dos residentes estrangeiros, que além de ganhos traz também perdas económicas para os locais, deveria ser contrabalançado com “redistribuição de capital”, defende um estudo divulgado pelo Banco de Portugal. Para os três académicos que assinam o estudo, há necessidade de “políticas que garantam que a população local beneficia de uma entrada potencialmente elevada de residentes estrangeiros”, que devem passar por “transferências para os indivíduos locais”. A forma que sugerem de o fazer é “subsidiar os antigos residentes de acordo com a sua localização, contrariando a deslocação para a periferia”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Justiça apreende 128 milhões de euros de arguidos

Os bens de arguidos que foram apreendidos ou para os quais foi decretada a sua perda a favor do Estado atingiram o valor de mais de 128 milhões de euros. Estão em causa 10.600 bens, incluindo ativos financeiros como contas bancárias, imóveis, barcos, e joias, envolvidos em cerca de 900 processos judiciais. É o Gabinete de Administração de Bens, unidade do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, que gere estes bens, sendo que o número de bens disparou 342% face a 2021 e o seu valor aumentou 62%.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Escolas perderam mais de 300 mil alunos em 11 anos

O número de alunos inscritos nas escolas do continente, públicas e privadas, caiu em mais de 300 mil em 11 anos, segundo mostra um relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Em 2021/2022 estavam matriculados nas escolas do continente 1.260.045 alunos nos ensinos básico e secundário, menos 301.575 estudantes do que no ano letivo de 2010/2011 — é uma queda de 19%. Apesar da descida, no ano letivo 21/22 registou-se um aumento no número de alunos, o primeiro numa década.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Portagens não pagas geraram um milhão de multas do Fisco

As multas instauradas pelo Fisco devido à falta de pagamento das portagens nas antigas SCUT aumentaram 20% entre 2021 e 2022, sendo que está em causa cerca de um milhão de processos de contraordenação. Apesar desta subida, o valor das coimas deverá baixar este ano, com a entrada em vigor dos maiores descontos das ex-SCUT.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Segurança Social, residentes estrangeiros e escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião