Mais de metade das 20 maiores economias do mundo abranda no segundo trimestre
Segundo trimestre foi marcado por um abrandamento generalizado do crescimento das 20 maiores economias do mundo. Destaque para a China, que cresceu apenas 0,8%.
As maiores economias mundiais estão a abrandar. Os dados divulgados esta quinta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostram que o PIB do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20) registou uma taxa de crescimento em cadeia de 0,7% no segundo trimestre, menos 30 pontos base face ao crescimento registado entre janeiro e março deste ano.
Segundo dados da OCDE, seis das economias do G20 cresceram menos no segundo trimestre do que no primeiro trimestre e três não registaram qualquer alteração, contabilizando a mesma taxa de crescimento em cadeia nos dois períodos.
“O abrandamento na área do G20 no segundo trimestre de 2023 refletiu principalmente uma desaceleração da economia na China, onde o crescimento do PIB abrandou para 0,8%, em comparação com 2,2% no trimestre anterior”, refere a OCDE em comunicado, notando ainda que “a diminuição do comércio de mercadorias no segundo trimestre de 2023 também contribuiu para o abrandamento económico do G20”.
Apesar do abrandamento do crescimento em cadeia, o PIB do G20 apresentou uma taxa de crescimento homóloga de 3,5% no segundo trimestre. Tratou-se do terceiro trimestre consecutivo com um crescimento da taxa homóloga.
A OCDE destaca ainda que, no segundo trimestre, “o PIB na área do G20 excedeu o seu nível pré-pandémico (quarto trimestre de 2019) em 8,8%”. Apenas o Reino Unido ainda não recuperou os níveis pré-pandémicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de metade das 20 maiores economias do mundo abranda no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}