+M

Guerra pela Cofina. Media Capital aumenta oferta até 56 milhões por 100% do capital

Terminava esta sexta-feira o prazo para apresentação de propostas finais pela compra da Cofina, que tem dois concorrentes: a Media Capital e os quadros da empresa com Ronaldo.

A Media Capital aumentou, pela segunda vez, a proposta pela aquisição de 100% do capital da Cofina Media, para 54,4 milhões de euros (Equity Value, isto é, não incluindo dívida), mas apresenta um segundo cenário alternativo em que está disponível para oferecer um valor superior ao de uma oferta concorrente, até ao máximo de 56 milhões de euros. Na proposta anterior, a Media Capital apresentava uma oferta de 80 milhões, incluindo dívida (Enterprise Value), dos quais 35 milhões de capital para os acionistas.

Terminava esta sexta-feira o prazo para a entrega de propostas finais pela Cofina, da Media Capital e do grupo de quadros em consórcio com Cristiano Ronaldo e alguns dos atuais acionistas da empresa que controla o Correio da Manhã, mas até ao momento só é conhecida a Best and Final Offer (BAFO) da Media Capital.

A proposta agora apresentada não é totalmente comparável com a anterior, nem com a do próprio MBO, liderado por Luís Santana e Octávio Ribeiro, com Ronaldo e alguns dos atuais acionistas, como Paulo Fernandes. Na anterior proposta, a Media Capital já tinha apresentado uma oferta revista e aumentada pelo controlo da Cofina Media, superior em cinco milhões de euros à já conhecida proposta de Management Buy Out (MBO).

A Media Capital pôs, à data, cinco milhões de euros em cima da oferta do MBO, e incluía 35 milhões de euros de capital, a pagar no momento do closing da operação, e 45 milhões de dívida, de acordo com a nota enviada à CMVM. E pressuponha que o EBITDA operacional da Cofina Media fosse, em 2022, de cerca de 13,6 milhões de euros. A essa proposta, os quadros do grupo limitaram-se a responder que a venda da Cofina significava mais do que “uma questão de dinheiro”.

Agora, a oferta aposta no chamado Equity Value, o capital que é pago aos acionistas, e deixa de fazer referência à oferta no Enterprise Value, que também incluí a dívida. No comunicado revelado pela Media Capital no seu próprio site – o da CMVM esteve inacessível durante horas –, a empresa que controla a TVI explica os pormenores da oferta: “A Best and Final Offer da Media Capital apresenta condições financeiras melhoradas em relação à oferta já divulgada ao mercado (em 20 de julho), a que corresponderá um preço com valor base equivalente ao maior dos seguintes montantes:

  • a) €54.454.922, apurado com base no Equity Value da Sociedade determinado por referência às contas da Cofina Media, S.A. a 30 de junho de 2023, deduzido da dívida financeira (i.e., dívida bancária e outros empréstimos) e líquido de caixa e equivalentes de caixa;
  • b) o equivalente ao preço de qualquer proposta concorrente recebida pela Vendedora, até às 16:30 horas do dia 15 de setembro de 2023, acrescido de 5% (cinco por cento), até ao limite de €56.000.000.

A Best and Final Offer apresentada pela Media Capital é válida até 15 de novembro de 2023, sem prejuízo da possibilidade de prorrogação do prazo até ao dia 15 de dezembro de 2023, por iniciativa unilateral da Cofina, SGPS, S.A. com base em motivos atendíveis relacionados com o procedimento de decisão relativo à alienação da Cofina Media“, lê-se no comunicado oficial da Media Capital ao mercado.

(Em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra pela Cofina. Media Capital aumenta oferta até 56 milhões por 100% do capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião