5 coisas que vão marcar o dia
No mesmo dia em que é assinalado o dia internacional da igualdade salarial, os professores do básico e secundário estão em greve, numa altura em que o ano letivo ainda está a arrancar.
No mesmo dia em que é assinalado o dia internacional da igualdade salarial, os professores do básico e secundário estão em greve, numa altura em que o ano letivo ainda está a arrancar. Em Moscovo, Lavrov recebe o homólogo chinês para discutir a cooperação bilateral e a guerra na Ucrânia.
Dia Internacional da Igualdade Salarial
É assinalado esta segunda-feira o Dia Internacional da Igualdade Salarial. A data é apontada desde 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que expressou profunda preocupação com o lento progresso no empoderamento económico das mulheres, a desvalorização do trabalho tradicionalmente desempenhado por mulheres e as desigualdades salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Reunião do Conselho de Agricultura e Pescas
Decorre esta segunda-feira, em Bruxelas, a reunião dos ministros dos Estados-membros da União Europeia responsáveis pela Agricultura e pelas Pescas, presidida por Luis Planas Puchades, ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, e com a participação dos comissários Europeus Virginijus Sinkevičius (Ambiente, Oceanos e Pescas), Stella Kyriakides (Saúde e Segurança Alimentar) e por Janusz Wojciechowski (Agricultura). Os ministros discutem os aspetos agrícolas da diretiva relativa à saúde dos solos, as questões agrícolas relacionadas com o comércio, a visão a longo prazo para as zonas rurais da UE, bem como as consultas anuais em matéria de pesca para 2024. Portugal está representado pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Arranca a greve dos professores
Arranca esta segunda-feira a greve nacional de todos os docentes e assistentes operacionais, convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP). Sob a forma de uma paralisação nacional, o protesto vai decorrer até ao dia 22 de setembro e abrange todo o trabalho. Podem aderir ao protesto todos os profissionais da educação que trabalhem por conta de outrem, em estabelecimentos dos setores público, privado e social. Ao mesmo tempo, prossegue a greve de professores ao sobretrabalho, horas extraordinárias e componente não letiva. Este protesto foi convocado por sete sindicatos e termina “quando houver da parte do Governo respostas às suas reivindicações”.
Lavrov recebe homólogo chinês, Wang Yi
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, recebe esta segunda-feira, em Moscovo, o homólogo chinês Wang Yi. Durante a reunião é esperada a discussão de questões relativas à cooperação bilateral, o “fortalecimento das interações na esfera internacional, com ênfase no trabalho conjunto nas Nações Unidas, nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Organização de Cooperação de Xangai (OCS), G20, Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC) e outros fóruns”. Lavrov e Wang devem ainda manter a “troca detalhada de pontos de vista” sobre a guerra na Ucrânia, incluindo a possibilidade de um acordo de paz, e formas de garantir a estabilidade e a segurança na região Ásia-Pacífico.
Arranca a 2.ª cimeira ODS 2023
Arranca esta segunda-feira, em Nova Iorque, a 2.ª edição do fórum sobre desenvolvimento sustentável, à margem da semana de alto nível da 78.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta cimeira marca a metade do prazo estabelecido para a concretização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sob o tema “Assegurar um futuro sustentável”, os líderes mundiais fazem uma análise exaustiva do estado dos 17 ODS, respondem ao impacto das crises múltiplas e interligadas que o mundo enfrenta e apresentam orientações políticas de alto nível sobre ações transformadoras e aceleradas com vista ao ano-alvo de 2030.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}