Anacom lança plataforma que mostra se uma morada tem rede

Geo.Anacom vai ajudar governantes a definirem políticas públicas, mas também permite aos cidadãos saberem se há cobertura de rede fixa, móvel e satélite num dado local.

A Anacom disponibilizou esta segunda-feira a plataforma Geo.Anacom, que, entre outras funções, permite aos cidadãos saberem se existe cobertura de rede numa dada região – seja fixa, móvel ou por satélite –, bem como “aferir a qualidade da mesma”.

“Os utilizadores podem verificar com esta ferramenta onde está a fibra ótica, onde é que já está o 5G, onde é que só há 2G”, disse o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, numa apresentação em Lisboa em que estiveram presentes quatro membros do Governo, incluindo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Esta plataforma geoespacial é “uma nova ferramenta que permite conhecer em tempo real a cobertura de redes de comunicações de todos os operadores no território nacional”, explica um comunicado do Governo.

“Trata-se de um instrumento essencial de informação para cidadãos e empresas, que permite avaliar a disponibilidade e qualidade dos serviços de comunicações disponíveis no país e alertar para zonas onde haja necessidade de complementar a rede”, refere a mesma nota.

Isto porque, além de apoiar as escolhas dos consumidores, a ferramenta vai ajudar também a definir políticas públicas. Apoiará o trabalho dos decisores políticos nacionais e instituições europeias, que, de acordo com o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, serão os “principais beneficiários” da mesma.

Segundo o Governo, “a nova plataforma agrega informação mais completa que outra anteriormente lançada pela Anacom [tem.REDE] e com um grau de detalhe adequado à otimização de futuros investimentos de forma a atingir os objetivos estratégicos da transição digital e de coesão social e territorial”.

Entre esses futuros investimentos estão os concursos públicos internacionais para levar fibra ótica às regiões onde ainda não existe rede, por não ser rentável para os privados investirem, e que estão atrasados face ao calendário avançado inicialmente pelo Executivo. Segundo a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, a intenção do Executivo é lançar o processo até ao final do ano.

Além de informação sobre comunicações eletrónicas, incluindo uma camada que mostra onde não existe cobertura, o mapa da Anacom inclui, por exemplo, informação sobre a localização de postos e marcos do correio e dados sobre as reclamações dos consumidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anacom lança plataforma que mostra se uma morada tem rede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião