Empresário norte-americano oferece 10 mil milhões de dólares por canais da Disney
Um porta-voz da Disney adiantou que embora a empresa esteja disponível para "considerar opções estratégicas", ainda não foi tomada nenhuma decisão quanto a uma eventual venda.
O empresário norte-americano Byron Allen apresentou uma oferta de 10 mil milhões de dólares (cerca de 93,7 mil milhões de euros) para comprar a rede televisiva ABC (American Broadcasting Company), os canais por cabo National Geographic e FX e ainda oito estações televisivas locais, todas propriedade da Disney, refere a Fortune.
Segundo a Reuters, a Disney também já discutiu a possibilidade de vender a ABC ao Nexstar Media Group, grupo que detém cerca de 200 estações locais de televisão nos Estados Unidos da América.
Estas discussões e propostas surgem depois de Bob Iger, CEO da Disney, ter dito em julho que a empresa poderia vir a vender alguns dos seus canais televisivos tradicionais, tendo em conta o crescimento dos serviços de streaming, acrescenta a agência de notícias britânica.
No que toca ao streaming, a plataforma Disney+ registou uma perda recorde de 11,7 milhões de subscritores globalmente no segundo trimestre deste ano, estando a empresa a optar por um aumento de preços e pelo combate à partilha de passwords. O saldo de balanço trimestral também foi negativo, com o lucro homólogo de 1,4 mil milhões de dólares de 2022 invertido para um prejuízo de 460 milhões.
Sobre a possível venda dos canais, um porta-voz da Disney adiantou que embora a empresa esteja disponível para “considerar opções estratégicas”, ainda não foi tomada nenhuma decisão quanto à venda da ABC ou de qualquer outra propriedade, refere a Reuters.
Esta já não é a primeira vez que Byron Allen, empresário do ramo dos media, negoceia (ou tenta negociar) com a Disney, já que em 2019 (em conjunto com o Sinclair Broadcast Group) adquiriu cerca de 20 redes de canais de desporto da Disney pela quantia de 10,6 mil milhões de dólares (cerca de 9,93 mil milhões de euros), relembra a Fortune.
Allen, fundador e CEO do Allen Media Group, que detém vários canais e estações televisivas regionais, entrou na indústria na década de 90, depois de uma carreira de sucesso enquanto comediante.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.