Grupo Ageas e Netsonda investigam ‘micro mobilidade’

  • ECO Seguros
  • 21 Setembro 2023

O objetivo é identificar as necessidades e desafios dos utilizadores de bicicletas e trotinetes, visando promover a segurança e proteção nestes meios de transporte cada vez mais populares.

O Grupo Ageas Portugal, em parceria com a Netsonda, empresa de estudos de mercado, anunciou o lançamento de um estudo abrangente sobre ‘micro mobilidade’ nos Centros Urbanos de Lisboa e Porto. A iniciativa surge no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, e tem como objetivo identificar as necessidades no que diz respeito a meios de transporte como bicicletas e trotinetes, bem como aprofundar as questões relacionadas com a prevenção e segurança.

“Há um grande desconhecimento das pessoas em relação ao tema da micromobilidade”, afirma Gustavo Barreto, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

A ‘micro mobilidade’ urbana tem vindo a ganhar terreno e é utilizada regularmente por 14% da população ativa residente nos grandes centros urbanos. Esta tendência oferece alternativas de transporte mais económicas, eficientes e com menor impacto ambiental. No entanto, enfrenta desafios significativos, destacando-se a falta de segurança. De acordo com o relatório, 1 em cada 5 utilizadores de tipo de transporte urbano já experienciou acidentes durante a utilização destes meios de transporte, resultando em lesões para si próprios ou terceiros.

Gustavo Barreto, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal, comentou: “há um grande desconhecimento das pessoas em relação ao tema da ‘micro mobilidade’. Enquanto grupo segurador, já disponibilizamos uma solução que responde a esta nova tendência, oferecendo cobertura extra que inclui velocípedes e assegura a proteção dentro e fora da estrada. No entanto, não sendo obrigatório, é preciso haver uma atitude mais proativa de sugestão e informação por parte da indústria seguradora. Temos um importante papel na instrução, mas sobretudo em garantir a proteção das pessoas”.

Quanto à aquisição de seguros para ‘micro mobilidade’, o estudo revelou um elevado interesse, sobretudo por parte dos utilizadores com 45 anos ou mais, que demonstram uma maior preocupação com a proteção e segurança associadas a estes meios de transporte. O estudo pioneiro visa proporcionar perspetivas para a evolução e regulamentação da ‘micro mobilidade’ nos centros urbanos, promovendo a segurança e a proteção dos utilizadores deste tipo de transporte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Ageas e Netsonda investigam ‘micro mobilidade’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião