INE e Eurostat lançam concurso de estatística para estudantes do 3.º ciclo e secundário
Já está aí a sétima edição da Competição Europeia de Estatística. A primeira fase, a nível nacional, decorre entre setembro de 2023 e abril de 2024 nos vários países.
Com o início de um novo ano letivo, o Eurostat e os institutos de estatísticas dos países da União Europeia (UE) — o INE, no caso português –, voltam a lançar a Competição Europeia de Estatística dirigida a estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário. Na edição anterior, a Grécia venceu no grupo dos 14 aos 16 anos e a Eslovénia ficou em primeiro lugar entre as equipas dos 16 aos 18 anos, indica o Eurostat numa nota publicada esta segunda-feira.
A sétima edição da Competição Europeia de Estatística está prestes a arrancar. A primeira fase, que se realiza em cada um dos países da UE, vai decorrer entre setembro de 2023 e abril de 2024. A etapa europeia decorre em maio, sendo que a data limite para inscrição é 13 de maio.
“Esta competição permite que as equipas de alunos enfrentem desafios estatísticos, procurem dados e produzam análises estatísticas, ao mesmo tempo que participam numa competição amigável”, destaca o Eurostat.
Na edição do ano passado, que decorreu durante o ano letivo 2022/2023, participaram mais de 19 mil estudantes de 19 países, entre os quais Portugal. Os concorrentes que se qualificaram para a fase europeia do concurso utilizaram estatísticas oficiais para explorar o tema do bem-estar nos seus países. Eslovénia venceu na categoria entre os 16 e 18 anos e Grécia ficou em primeiro lugar no grupo dos 14 aos 16 anos.
Em Portugal, a equipa “Nortada” do Colégio de Lamas, de Santa Maria de Lamas, venceu na categoria do ensino secundário, dos 16 aos 18 anos. A equipa “Dancers” da Escola Básica Padre Joaquim Flores / Agrupamento de Escolas de Montelongo ficou em primeiro lugar entre os concorrentes do 3.º ciclo do ensino básico, dos 14 aos 16 anos.
Na concurso deste ano, os vencedores habilitam-se a ganhar um cartão presente no valor de 400 euros, material promocional do Eurostat, um diploma e um troféu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
INE e Eurostat lançam concurso de estatística para estudantes do 3.º ciclo e secundário
{{ noCommentsLabel }}