Ativistas pelo clima interrompem conferência de aviação e lançam tinta vermelha na FIL

Grupo interrompeu um debate de CEO da indústria aeronáutica durante o World Aviation Festival, que decorre em Lisboa. Foi também lançada tinta vermelha sobre a fachada de um dos espaços da FIL.

Três pessoas interromperam os trabalhos do World Aviation Festival, que decorre em Lisboa, com gritos contra a indústria da aviação. No momento decorria o painel de debate com vários CEO de companhias aéreas, incluindo o presidente executivo da TAP, Luís Rodrigues.

Foi também lançada tinta vermelha na fachada da Feira Internacional de Lisboa (FIL), com extintores. Cinco ativistas do Climáximo e Scientist Rebellion , de um grupo de sete, foram identificados pela polícia. Os trabalhos de limpeza da fachada já estão em curso.

“As empresas, os governos e os ultra-ricos estão, deliberadamente, a matar e a despejar dezenas de milhares de pessoas por todo o mundo. Eles sabem o que estão a fazer, e mesmo assim não vão parar de queimar combustíveis fósseis, voar nos seus jatos privados, construir mais hotéis e planear mais aeroportos”, afirmou Inês Teles, ativista do Climáximo, segundo um comunicado desta entidade.

Os protestos acontecem um dia depois de o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, ter sido atingido com tinta verde por manifestantes durante uma conferência organizada pela CNN.

A organização do World Aviation Festival já temia protestos, tendo em conta que a indústria é apontada como um dos principais emissores de gases com efeito de estufa. Apesar da segurança visível na FIL, onde decorre o evento, três dos manifestantes conseguiram entrar e interromperam a sessão gritando “parem a aviação”.

No painel participavam Luís Rodrigues, presidente executivo da TAP, Tim Clark, presidente da Emirates, Luis Gallego, CEO do grupo IAG, Güliz Öztürk, CEO da Pegasus e Willie Walsh, presidente da IATA.

O setor assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Até 2030, terá de integrar 10% de combustíveis sustentáveis (SAF). “A indústria reconhece o problema. Vamos atingir os objetivos. Temos de os atingir”, afirmou Willie Walsh durante o painel. “É algo que temos de fazer, aconteça o que acontecer”, disse também Luís Rodrigues.

A TAP é a companhia parceira oficial da edição de 2023 do World Aviation Festival, que decorre entre terça e quinta-feira na FIL, em Lisboa. O evento conta com a presença de líderes das operadoras aéreas e aeroportos de todo o mundo, tem mais de 100 expositores e espera receber mais de cinco mil participantes.

(notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ativistas pelo clima interrompem conferência de aviação e lançam tinta vermelha na FIL

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião