Preços dos combustíveis não devem mexer na próxima semana

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá continuar a pagar 1,805 euros por litro de gasóleo simples e 1,865 euros por litro de gasolina simples 95.

Na próxima semana, os preços dos combustíveis não devem sofrer alterações. Fonte do mercado avançou ao ECO que, com as cotações do final da manhã, tanto o gasóleo como a gasolina ficam inalterados.

Assim na segunda-feira, quando for abastecer, deverá continuar a pagar 1,805 euros por litro de gasóleo simples e 1,865 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. O Governo decidiu na segunda-feira avançar com um aumento dos “descontos” nos combustíveis, de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina. Desta forma, a redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.

Mas os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo também não sofreram qualquer variação, mas os da gasolina subiram 0,8 cêntimos. Este comportamento foi influenciado pela alteração dos apoios estatais aos combustíveis, quando o mercado apontava para uma descida de um cêntimo no gasóleo e a subida de um cêntimo na gasolina.

Os preços caminham para um ganho semanal de 2%, impulsionados pela oferta restrita nos EUA e pelas expectativas de uma forte procura por combustível na China. Esta sexta-feira os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, sobem 0,64% para os 95,99 dólares por barril. Após um salto de quase 30% nos preços neste trimestre, para o nível mais alto num ano, os analistas aguardam para ver se o principal produtor, a Arábia Saudita, poderá tentar aumentar a oferta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos combustíveis não devem mexer na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião