Inscreveram-se 446 mil estudantes nas universidades e politécnicos. Nunca tinham sido tantos
O número de estudantes estrangeiros também atingiu um máximo histórico: representam agora 17% do total de inscritos nas instituições de ensino superior em Portugal.
Há mais de 446 mil estudantes inscritos nas universidades e politécnicos nacionais, o máximo que já se registou no país, destaca esta segunda-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O número de estudantes estrangeiros nas instituições de ensino portuguesas também atingiu um recorde.
São, no total, 446.028 os inscritos no ensino superior para este ano letivo, uma subida de 3% face ao ano anterior. Entre estes, 74.597 são estudantes estrangeiros que escolheram Portugal para a formação superior, representando 17% do total de inscritos. Os estrangeiros que vão completar um ciclo de estudos em Portugal são maioritariamente provenientes de países de Língua Portuguesa.
Olhando para as diferentes áreas, “Ciências empresariais, administração e direito”, “Engenharia, indústrias transformadoras e construção” e “Saúde e proteção social” são aquelas que têm “a maior expressão com, respetivamente, 98.723 (22%), 88.550 (20%) e 68.941 (16%) estudantes”, indica o Ministério.
Já entre os que se inscreveram pela primeira vez no 1.º ano (155.082), verifica-se que há mais mulheres do que homens em quase todas as áreas de educação e formação, “sendo a sua presença mais expressiva em Educação; Artes e humanidades; Ciências sociais, jornalismo e informação;
Ciências empresariais, administração e direito; Ciências naturais; matemática e estatística: Agricultura, silvicultura, pescas; e ciências veterinárias e Saúde e proteção social”.
Por outro lado, “os estudantes do sexo masculino assumem maior representatividade nas áreas de Tecnologias de informação e comunicação; Engenharia, indústrias transformadoras e construção; e Serviços”, indica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inscreveram-se 446 mil estudantes nas universidades e politécnicos. Nunca tinham sido tantos
{{ noCommentsLabel }}