5 coisas que vão marcar o dia
Banco de Portugal divulga previsões para a economia, enquanto os secretários de Estado do Trabalho e da Economia vão ser ouvidos no Parlamento sobre a Autoeuropa.
Serão conhecidas novas previsões do Banco de Portugal para a economia portuguesa, enquanto no Parlamento os secretários de Estado do Trabalho e da Economia vão responder a questões sobre a situação dos trabalhadores da Autoeuropa. Nesta quarta-feira vão também ser publicadas estatísticas a nível europeu, sobre a produção industrial e o comércio a retalho, bem como a nível nacional sobre os juros dos novos empréstimos e depósitos.
Banco de Portugal atualiza previsões
O Banco de Portugal vai apresentar o boletim económico de outubro, que já terá novas previsões para a economia portuguesa, a cerca de uma semana da apresentação do Orçamento do Estado para 2024. No último boletim, em junho, a instituição liderada por Mário Centeno reviu em alta as projeções e estimou um crescimento do PIB de 2,7% este ano e uma inflação média anual, medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor de 5,2%.
Secretários de Estado ouvidos no Parlamento sobre Autoeuropa
A Autoeuropa fez uma paragem devido à falta de peças, que entretanto foi encurtada, mas mesmo assim trouxe consequências para os trabalhadores. Após um requerimento do Bloco de Esquerda, os secretários de Estado do Trabalho e da Economia vão ser ouvidos sobre a situação dos trabalhadores da fábrica de Palmela, na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão.
Como evoluiu a produção industrial e o comércio a retalho na Europa?
O Eurostat divulga esta quarta-feira um conjunto de indicadores que permitem conhecer melhor a realidade económica europeia. Por um lado, publica os dados sobre os preços na produção industrial referentes a agosto, bem como do comércio a retalho no mesmo mês. Por outro, dá também a conhecer estatísticas sobre a investigação e desenvolvimento em 2021 e sobre o emprego das pessoas altamente qualificadas em 2022.
Governo reúne com sindicatos da Função Pública
O Governo volta a reunir com os sindicatos da Administração Pública para continuar as negociações, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho suplementar. Na última reunião, o Executivo propôs aumentos salariais entre 2% e 6,8% para os funcionários públicos, mas ainda admitiu subir estes valores. A melhoria pode não chegar, no entanto, na forma de aumentos salariais superiores, mas sim em rubricas como as ajudas de custos, a remuneração do trabalho suplementar e o subsídio de transporte.
BdP divulga taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos
O Banco de Portugal (BdP) divulga esta quarta-feira os números de agosto relativos às taxas de juro de novas operações e empréstimos e depósitos. Em julho, os dados revelaram que os bancos concederam 1,58 mil milhões de euros em novos créditos da casa naquele mês, o que representou uma redução de 75 milhões em relação a junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}