Exclusivo Governo prevê crescimento económico de 1,5% em 2024

Orçamento do Estado para 2024 estará a ser desenhado com base na previsão de que o PIB vai crescer 1,5% no próximo ano, abaixo dos 2% previstos no Programa de Estabilidade.

O Governo está a construir o Orçamento do Estado (OE) para 2024 tendo por base uma previsão de crescimento económico de 1,5% em 2024, apurou o ECO. O Executivo está a apresentar o documento aos vários partidos esta sexta-feira.

O cenário macroeconómico não foi revelado ao PSD na reunião que teve com o ministro das Finanças, disse o líder da bancada parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, apesar do primeiro-ministro já ter sinalizado que seria possível ter um excedente orçamental este ano. Mas o ECO apurou que o Governo estará a trabalhar com 1,5% de crescimento do PIB em 2024, abaixo da previsão de 2% inscrita no Programa de Estabilidade.

Para este ano, o crescimento deverá ficar abaixo dos 2,4%, sendo que no Programa de Estabilidade se apontava para 1,8%. Estas previsões estão em linha com as projeções apresentadas pelo Banco de Portugal esta quarta-feira, que apontam para um crescimento da economia de 2,1% em 2023 e 1,5% em 2024.

À saída da reunião com o Governo, Miranda Sarmento disse que o Governo admitiu acolher algumas propostas do PSD para a habitação. Em causa estão as medidas fiscais para a habitação e construção que o PSD propôs em fevereiro, das quais algumas chegaram a ser viabilizadas pelo PS na generalidade, mas chumbadas na especialidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prevê crescimento económico de 1,5% em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião