Vila Galé abre hotel em Tomar com “meia dúzia” de projetos em carteira

  • Ana Petronilho
  • 14 Outubro 2023

Este mês arrancam as obras no Paço do Curutêlo, em Ponte de Lima, e nas Casas de Elvas, um conjunto de 43 casas geminadas no centro da cidade. Abre ainda portas a primeira unidade do grupo em Cuba.

O Vila Galé abre este fim de semana em Tomar o quarto hotel este ano, com um investimento que derrapou quatro milhões de euros, passando de 11 milhões inicialmente previstos para 15 milhões. Mas este “estouro” no orçamento não arrefece os investimentos previstos do segundo maior grupo hoteleiro nacional, que conta com “meia dúzia de projetos” em carteira, sendo que alguns arrancam com obras ou abrem portas este mês, revelou em conferência de imprensa Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do Vila Galé.

É o caso do Paço do Curutêlo, uma casa senhorial semelhante a um castelo, em Ponte de Lima, que será restaurado e transformado numa unidade focada em enoturismo. O imóvel foi comprado pelo Vila Galé em 2022 mas só este mês arrancam as obras depois de atrasos com licenciamento.

Além disso, arrancam ainda este mês as obras para o projeto Casas de Elvas – cidade onde o grupo, através do Revive, já está a explorar um hotel com 79 quartos, onde funcionava o Convento de São Paulo. O Casas de Elvas passa pela recuperação de um conjunto de 43 casas geminadas no centro da cidade, onde em tempos funcionava a antiga fábrica da ameixa, os antigos edifícios do Aljube Eclesiástico e do Conselho de Guerra.

Fora de Portugal, abre portas, também este mês, em Cuba, o primeiro hotel com a marca do grupo. Trata-se do resort Vila Galé Cayo Paredón Grande, com 638 quartos. A entrada em Cuba era um sonho antigo do grupo hoteleiro, que acontece depois de o Vila Galé ter vencido um concurso da Gaivota – a empresa pública de turismo que controla o desenvolvimento de hotéis no país – para a exploração das duas unidades. A partir do próximo ano, o Vila Galé vai ainda assumir a gestão de um segundo hotel em Cuba, desta vez em Havana, no edifício que é “a torre mais alta da cidade” com 594 quartos.

Jorge Rebelo de Almeida revelou ainda que aguarda para breve o resultado do concurso Revive para o Paço Real de Caxias, em Oeiras. O Vila Galé foi o único candidato para recuperar o imóvel em avançado estado de degradação para ser transformado num hotel de 120 quartos, assumindo a concessão do espaço por um período de 50 anos. A renda anual prevista é de 174.912,00 euros e a área total de construção é de 5.816,93 metros quadrados, de acordo com o concurso que abriu a 4 de agosto de 2022.

Na mira do fundador do Vila Galé para o próximo ano está ainda abrir um hotel com 100 quartos na Figueira da Foz, onde funcionava o emblemático Grande Hotel da Figueira, até agora integrado na Accor. Este projeto conta com um investimento de dois milhões de euros.

Em 2024, vai ainda inaugurar o Vila Galé Isla Canela, um resort com tudo incluindo que marca a estreia do grupo em Espanha.

Para já, o grupo inaugura este fim de semana o Vila Galé Collection em Tomar, que abriu portas a 1 de julho para assinalar a Festa dos Tabuleiros. A unidade funciona junto ao rio Nabão em dois edifícios históricos: o Convento de Santa Iria, erguido no século XVI – onde Santa Iria terá sido apunhalada, segundo reza a lenda, e no antigo edifício do colégio feminino Nun’Álvares, fundado em 1932.

A unidade conta com 100 quartos com o orçamento inicial a derrapar em quatro milhões por causa da “subida dos custos dos materiais, dos atrasos nas obras e de melhorias no projeto” revelou Jorge Rebelo de Almeida. Os 15 milhões inclui o valor da compra do imóvel à autarquia, que rondou os 700 mil euros.

O fundador do grupo Vila Galé revela ainda que esta foi uma “obra sofrida” tendo em conta que o edifício estava “em cacos”. Para Jorge Rebelo de Almeida o Vila Galé Collection Tomar – que conta com 50 trabalhadores – é mais um resultado da aposta do grupo no interior do país.

Todos, incluindo as empresas, devemos ter a responsabilidade de apostar no interior do país e de valorizar o território com ofertas diferenciadas, também aliviando o litoral que está muito carregado”, frisa o presidente do Vila Galé,

Atualmente o grupo conta com um total de 41 hotéis, dos quais 31 funcionam em Portugal e dez no Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vila Galé abre hotel em Tomar com “meia dúzia” de projetos em carteira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião