Supervisor britânico multa Equifax em 13 milhões de euros
Processo baseia-se na exposição dos dados de 13 milhões de consumidores do Reino Unido a riscos de crimes financeiros. Existiram falhas na supervisão e gestão, de acordo com a entidade reguladora.
A FCA, Autoridade de Conduta Financeira britânica aplicou uma coima de 11,164,400 libras (cerca de 13 milhões de euros) à agência de crédito Equifax, por “grave falha” na administração e supervisão dos dados de consumidores do Reino Unido, que foram terceirizados para “a empresa controladora com a sede nos EUA”, avançou na passada sexta-feira o Insurance Business.
O processo diz respeito a factos sucedidos em 2017, quando se deu “uma das maiores violações de segurança cibernética da história”, onde hackers acederam a informações pessoais de cerca de 143 milhões de indivíduos, dos quais 13,4 milhões eram consumidores do Reino Unido, que a Equifax tinha responsabilidade em proteger, de acordo com a decisão final do regulador, escreve o jornal.
O órgão de supervisão menciona que os clientes do Reino Unido ficaram expostos a “riscos de crimes financeiros”, uma vez que, os hackers, infiltrados nos servidores da Equifax Inc, a empresa americana que controla a Equifax Ltd, tiveram acesso a “nomes, datas de nascimento, números de telefone, detalhes de login de membros da Equifax, informações de cartão de crédito parcialmente expostas e endereços residenciais”, lê-se no artigo.
O órgão refere ainda na sua sentença que a Equifax negligenciou a supervisão e gestão de proteção de dados praticada na Equifax Inc., ainda que fossem conhecidas as vulnerabilidades dos sistemas de segurança de dados da empresa americana. Dessa maneira, “não foram tomadas as medidas apropriadas para proteger os dados dos clientes do Reino unido”, escreve o jornal.
Respostas inadequada aos clientes
A gestão da crise após o ataque também foi inadequada. Invés de informarem imediatamente o público, de forma clara, acerca de quantidade de indivíduos afetados e qual era a magnitude do problema, o público não teve conhecimento acerca “do número de consumidores afetados” e a entidade sujeita à coima “tratou mal as reclamações ao não manter verificações de garantia de qualidade para reclamações relacionadas ao incidente”, referiu o regulador, escreve o jornal.
Contactado pela Insurance Business, Patricio Remon, Presidente para a Europa da Equifax, afirmou que “a Equifax cooperou totalmente com a Autoridade de Conduta Financeira ao longo desta longa investigação e foi reconhecida pelo órgão por essa cooperação” e “desde o ataque cibernético contra a nossa empresa, há seis anos, investimos mais de 1,5 mil milhões de dólares (mais de 1,4 milhões de euros) numa transformação de segurança e tecnologia”, acrescentou.
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