Unicorn Factory Lisboa prepara um Welltech no Arco do Cego

Na zona do Arco do Cego irá nascer um novo Innovation District, englobando o welltech e o Técnico Innovation Center by IST. O arranque está previsto até junho de 2024.

A Unicorn Factory Lisboa está a preparar o arranque de um Welltech hub, no Arco do Cego. Juntamente com o Técnico Innovation Center by IST, o espaço vai dar lugar ao novo Innovation District com abertura prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

Com 700m2, o novo Welltech hub vai juntar empreendedores, investidores, investigadores, grandes empresas e especialistas nas áreas do bem-estar, saúde mental, nutrição e desporto, e estará pronto no primeiro semestre de 2024. Como todas as iniciativas da Unicorn Factory, o projeto procura criar uma comunidade coesa que permita posicionar a cidade como um ator relevante dessa indústria a nível europeu”, refere a autarquia em comunicado.

Desde o seu lançamento, a Unicorn Factory Lisboa já atraiu 54 empresas tecnológicas para Lisboa, das quais 12 com o estatuto de unicórnio, isto é, empresas com uma valorização de mil milhões de dólares. Em conjunto, anunciaram mais de 8.000 postos de trabalho na cidade. Este ano, já foram lançados oito programas de aceleração em áreas como saúde, energias renováveis, turismo e educação.

O Welltech hub é o mais recente hub da Unicorn Factory Lisboa a ser conhecido, depois do de gaming, anunciado em julho, havendo outros projetos para novos hubs temáticos na cidade.

O novo Welltech, a nascer no Arco Cego — no o Técnico Innovation Center, num investimento na ordem dos 12 milhões de euros, que abre em outubro — é um dos elementos da parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), que passa pelo acolhimento no Hub Criativo do Beato — a casa da Unicorn Factory Lisboa –, do laboratório de investigação em robótica do IST e da Carnegie Mellon University.

“A missão da Unicorn Factory é produzir inovação disruptiva que crie empregos e gere valor para a cidade, especialmente para os jovens. Para isso, temos de saber aproximar o empreendedorismo da atividade científica para conseguir construir negócios que possam escalar de Lisboa para o mundo. A parceria com o IST, tanto no Beato como no Arco do Cego, permite-se fazer esta ligação entre cientistas e empreendedores”, diz Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), citado em comunicado.

Fábrica de unicórnios acolhe laboratório de robótica

Criado em 2010, em parceria com a Carnegie Melon University, o Interactive Tecnologies Institute (ITI), projeto financiado pela FCT e patrocinado pela Fundação Santander e pela Feedzai, vai acolher cerca de 90 alunos de doutoramento e 80 de mestrado.

“É com muito gosto que vejo o IST aliar-se ao projeto da CM Lisboa de tornar a Unicorn Factory num marco da cidade na atração de investimento, talento e inovação. O polo do IST através do Instituto de Tecnologias Interativas pretende contribuir para o sucesso desta importante e ambiciosa iniciativa através da ligação à investigação e desenvolvimento”, diz Rogério Colaço, presidente do IST, citado em comunicado.

“O ITI é uma unidade de investigação única no panorama português, combinando tecnologia, design e artes. Esta combinação é perfeita para dinamizar o projeto que a CML tem para a Unicorn Factory. Aumentar a pool de talento para as áreas do digital replicando em Lisboa o exemplo desta área interdisciplinar onde a nossa instituição mentora de Carnegie Mellon foi pioneira. Estamos num momento em que é cada vez mais importante questionar o que devemos fazer com a tecnologia digital que é claramente a tecnologia de escala deste século”, diz, por seu turno, o responsável do ITI, Nuno Jardim Nunes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicorn Factory Lisboa prepara um Welltech no Arco do Cego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião