As universidades Pontifícia de Salamanca, Deusto, Alfonso X el Sabio e Ramón Llull, entre as 10 instituições privadas com mais história em Espanha
44% das universidades espanholas são privadas e quase metade delas foram fundadas no final do século XX.
A análise realizada pelo Instituto Atarazanas destaca a fundação da Universidade Alfonso X el Sabio como a primeira instituição de ensino superior independente e não confessional do nosso país.
O sistema universitário espanhol continua a crescer, incorporando novas instituições à sua estrutura a cada ano. Apenas no último ano, três novas universidades iniciaram suas atividades, totalizando 89 no total. Dessas, 44% são privadas, uma área que, de acordo com a análise histórica do Instituto Atarazanas, experimentou um crescimento exponencial no final do século XX, quando quase metade das instituições privadas foram fundadas e a Universidade Alfonso X el Sabio, UAX, a primeira universidade privada não confessional, surgiu.
O relatório indica que várias ordens religiosas tiveram importância na formação da atual rede de universidades privadas da Espanha, e as primeiras instituições privadas fundadas no nosso país estavam ligadas a diferentes congregações. Esse é o caso da Universidade Pontifícia de Salamanca, fundada em 1941 e vinculada à Conferência Episcopal Espanhola, e das Universidades de Navarra (1960) e Deusto (1963), ambas também vinculadas a ordens religiosas.
De acordo com a análise realizada pelo Instituto Atarazanas, a década de 90 marcou um ponto de inflexão no surgimento de instituições privadas de ensino superior no nosso país, após o impulso proporcionado pela Lei de Reforma Universitária (LRU) de 1983, que estabeleceu as bases do moderno sistema universitário espanhol.
Dessa forma, entre 1990 e 1999, quase 40% das universidades privadas que atualmente oferecem educação no nosso país foram fundadas. O Instituto Atarazanas destaca a fundação da Universidade Alfonso X el Sabio em 1993 como a primeira instituição universitária privada independente e não confessional da Espanha. Até então, todas as instituições privadas de ensino superior estavam ligadas a ordens religiosas.
Atualmente, as regiões com maior presença de universidades privadas são Madrid, com 11 instituições, Catalunha e Castilla y León, com 5 cada. “A rede de universidades privadas da Espanha desempenha um papel fundamental na formação de profissionais e na evolução dos sistemas de ensino superior. A análise que realizamos mostra como, depois de um início muito ligado à Igreja Católica, as instituições privadas se diversificaram, integrando importantes instituições não confessionais”, afirma o historiador Antonio Fernández Luzón, autor do relatório do Instituto Atarazanas.
AS 10 COM MAIS HISTÓRIA
As 10 universidades privadas com mais história em Espanha, de acordo com a análise do Instituto Atarazanas, são:
Universidade Pontifícia de Salamanca (1941). Fundada com a ligação à Conferência Episcopal Espanhola, para restaurar as faculdades de Teologia e Cânones que haviam deixado de existir nas universidades espanholas em 1852. Atualmente, oferece mais de 100 cursos com uma abordagem prática de ensino. A instituição tem uma clara vocação de serviço à sociedade e adotou o espírito e a mensagem do Concílio Vaticano II, promovendo a colaboração com outras universidades católicas da Espanha e da Federação Internacional das Universidades Católicas, à qual está integrada.
Universidade de Navarra (1960). Com sede em Pamplona, a Universidade de Navarra foi fundada pelo Opus Dei, promovida pelo fundador da ordem, Josemaría Escrivá. Com 7 campus distribuídos por toda a Espanha, oferece atualmente 37 cursos de graduação e 40 de mestrado, com foco em modelos de ensino práticos. Nos últimos anos, tem aumentado sua atividade de pesquisa com o estabelecimento de novos centros de pesquisa.
Universidade de Deusto (1963). Administrada pela Companhia de Jesus, a universidade tem dois campi em Bilbao e San Sebastián, bem como dois locais em Vitoria e Madrid. A instituição tem como objetivo servir a sociedade por meio de sua atividade universitária, com uma visão cristã da realidade. Busca a excelência em pesquisa e ensino, bem como a formação de pessoas livres, cidadãos responsáveis e profissionais competentes, com conhecimento, valores e habilidades que lhes permitam se comprometer com a promoção do conhecimento e a transformação da sociedade.
Universidade Pontifícia Comillas (1979). A atual Universidade Pontifícia Comillas tem origem no Seminário e na Universidade Pontifícia Comillas (Santander) e no Instituto Católico de Artes e Indústrias, ICAI, em Madrid. Administrada pela Companhia de Jesus, foi reconhecida como universidade pelo Estado espanhol por meio do Decreto Real 1610/1979. Atualmente possui 5 faculdades, 2 escolas e 5 institutos, distribuídos nos seus três campus.
Universitat Ramon Llull (1991). Universidade privada de inspiração cristã que leva o nome do beato Ramon Llull. Foi criada a partir da união do Instituto Químico de Sarriá (IQS), da Faculdade Eclesiástica de Filosofia da Catalunha, da Fundação Blanquerna e do Instituto de Engenharia e Arquitetura La Salle. Atualmente, é composta por oito instituições de ensino superior e pesquisa, além de um centro afiliado. O seu principal objetivo é fornecer uma formação de qualidade, centrada na pessoa e que atenda às necessidades da sociedade.
Universidade Alfonso X el Sabio (1993). A primeira universidade privada independente e não confessional da Espanha foi reconhecida pelas Cortes em 20 de abril de 1993. Desde o início, tem sido pioneira e soube antecipar as necessidades da sociedade e do mundo empresarial ao longo de seus 30 anos de existência. A UAX é atualmente reconhecida nacional e internacionalmente como uma das melhores universidades privadas devido ao seu modelo educacional, que sempre esteve ligado à empresa, e conseguiu se manter na vanguarda educacional ao longo de três décadas. A UAX possui dois campus, um em Villanueva de la Cañada (Madrid), com estilo americano, e outro no bairro madrilenho de Chamartín. A universidade oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, com destaque para as áreas de saúde, como farmácia, veterinária, odontologia e medicina, graças a instalações avançadas, como o Hospital Virtual de Simulação, onde os alunos complementam sua formação.
A Universidade CEU San Pablo (1993). Instituição de ensino superior privada e católica, que depende da Associação Católica de Propagandistas, promovendo um modelo académico orientado para a excelência e formação integral dos alunos. A universidade tem dois campus em Madrid que oferecem um ambiente inovador e internacional aos estudantes, e dispõe de instalações avançadas, como laboratórios, centros de pesquisa, salas de informática, etc.
A Universidade Francisco de Vitoria (1993). Universidade católica, administrada por Regnum Christi e cujo nome é proveniente do teólogo Francisco de Vitoria, reconhecido como o pai do Direito Internacional. Atualmente, a instituição oferece mais de 50 cursos de graduação e dupla graduação, além de cursos técnicos de nível superior, escola de pós-graduação, doutorados e diversos centros de pesquisa.
A Universidade Antonio de Nebrija (1995). Esta universidade tem o nome do pai da primeira gramática castelhana, Elio Antonio de Nebrija. Atualmente, oferece cursos de graduação e pós-graduação, bem como uma escola de doutorado, estudos internacionais e idiomas. Desde a sua fundação, seu compromisso tem sido impulsionar o ensino de qualidade, a pesquisa e a formação integral dos seus alunos.
A Universidade Europeia de Madrid (1995). Trata-se de uma universidade privada que possui dois campus na Comunidade de Madrid, em Villaviciosa de Odón e Alcobendas. Com cursos de graduação e pós-graduação, o modelo formativo promove uma educação integral para seus alunos, bem como a geração e transferência de conhecimento por meio de pesquisa aplicada. Na verdade, a universidade se destaca em quatro áreas de pesquisa: Ciências Sociais e Comunicação; Arquitetura, Engenharia e Design; Ciências da Atividade Física e Desporto; Ciências Biomédicas e da Saúde, além de contar com 84 grupos de pesquisa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
As universidades Pontifícia de Salamanca, Deusto, Alfonso X el Sabio e Ramón Llull, entre as 10 instituições privadas com mais história em Espanha
{{ noCommentsLabel }}