Lego monta megaloja no NorteShopping e “procura novas localizações” em Portugal
No próximo sábado, o Grupo Lego inaugura em Matosinhos a segunda loja certificada em território nacional, com 157 m2. Há pouco mais de um ano abriu um espaço no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Pouco depois de celebrar o primeiro aniversário da loja de Lisboa, instalada no Centro Comercial Colombo, a Lego prepara-se para chegar ao Norte do país com um novo espaço comercial com 157 metros quadrados situado no piso zero do NorteShopping, em Matosinhos. A inauguração está agendada para o próximo sábado, 28 de outubro. A aposta em Portugal não fica por aqui, com o grupo dinamarquês a sinalizar ao ECO que está “sempre à procura de novas localizações”.
“O Porto é uma cidade muito especial em Portugal, cheia de pessoas criativas e acolhedoras, com uma história profunda e culturas alternativas por todo o lado, e quisemos ligar-nos a esta cidade de uma forma mais próxima. Razão pela qual decidimos abrir aqui a segunda loja certificada Lego em Portugal”, explica Vincent Plane, country manager do Grupo Lego Iberia.
O Porto é uma cidade muito especial em Portugal, cheia de pessoas criativas e acolhedoras, com uma história profunda e culturas alternativas por todo o lado, e quisemos ligar-nos a esta cidade de uma forma mais próxima. Razão pela qual decidimos abrir aqui a segunda loja certificada Lego em Portugal.
Os aficionados pelos famosos tijolos vão encontrar várias surpresas, desde uma francesinha construída com tijolos aos sets mais procurados pelos fãs. A loja nortenha conta também com uma torre Build a Minifigure, onde podem criar minifiguras com os elementos disponíveis (cabelos/chapéus, cabeças, troncos, pernas e acessórios) e com uma Pick a Brick Wall, disponibilizando peças para compra avulso.
No entanto, o império Lego em Portugal não vai ficar por aqui. Vincent Plane, country manager do Grupo Lego Iberia, revela ao ECO que o grupo está “sempre à procura de novas localizações e não [exclui] a possibilidade de abrir novas lojas”.
A nova loja no NorteShopping resulta de uma parceria com a Percassi, uma empresa italiana especializada no desenvolvimento e gestão de redes de franchising. Foi assinada em 2016 para a abertura de lojas certificadas em Itália, França, Espanha e Portugal, exclusivamente dedicadas a produtos Lego.
Com mais de 900 lojas em todo o mundo, o grupo nórdico está atualmente presente em mais de 140 países e emprega cerca de 23 mil pessoas a nível mundial. No ano passado, registou um lucro recorde de 13.782 milhões de coroas dinamarquesas (1.852 milhões de euros), o que representou um crescimento de 3,7% face ao registado pelo fabricante de brinquedos no ano anterior.
Questionado sobre o segredo do negócio, o gestor realça que “o tijolo Lejo tem um apelo duradouro: transcende a língua, a cultura, a idade e os interesses para trazer experiências criativas de construção para pessoas em todo o mundo, independentemente de como elas escolhem construir e brincar”.
O tijolo Lejo tem um apelo duradouro: transcende a língua, a cultura, a idade e os interesses para trazer experiências criativas de construção para pessoas em todo o mundo.
Fundada em Billund (Dinamarca) em 1932, por Ole Kirk Kristiansen, a Lego continua a conquistar miúdos e graúdos. Vincent Plane destaca que a Lego “é uma forma de brincar que agrada a pessoas de todas as idades” e que há “uma grande comunidade de adultos apaixonada pelos tijolos”. Os mais velhos representam cerca de 30% das vendas totais.
“Acreditamos que brincar é essencial para todos, e é por isso que lançámos a nossa campanha Play is Your Superpower, porque acreditamos que, através da brincadeira, todos podemos mudar o mundo para melhor, independentemente da idade”, afirma Vincent Plane. No entanto, o country manager da Lego Iberia realça ao ECO que a prioridade do grupo “é, e sempre será, as crianças” — e a missão passa por “incentivá-las e ensiná-las a partir dos 18 meses de idade a aprender através da brincadeira”.
O grupo Lego diz-se comprometido com a sustentabilidade e “continua empenhado em fabricar tijolos Lego a partir de materiais sustentáveis até 2032″. Ainda assim, desistiu de usar plástico reciclado nas peças. O responsável explica que após mais de dois anos de testes, decidiram não avançar com a produção de tijolos PET reciclados, pois percebeu que “esse material não reduz as emissões de carbono”.
Por outro lado, Vincent Plane detalha que o grupo está a investir mais de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) em iniciativas de sustentabilidade. Iniciou o plano em 2021 e tem um prazo de concretização até 2025. O investimento tem como objetivo “transitar para materiais mais sustentáveis e reduzir as emissões de carbono em 37% até 2032”.
“O Pet reciclado é apenas um de centenas de materiais sustentáveis que testamos, e atualmente estamos a testar e a desenvolver tijolos Lego feitos de vários materiais sustentáveis alternativos, incluindo outros plásticos reciclados e plásticos de fontes alternativas, como o e-metanol. Continuaremos a usar o bio-PE para fazer elementos LEGO como folhas, árvores e acessórios que se encontram em cerca de metade dos nossos sets“, realça o gestor, afiançando que “a operação fabril do Grupo Lego é neutra em carbono desde 2022″.
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