Produção de energia eólica atingiu novo máximo histórico graças à depressão Aline

A REN revela ainda que, na semana passada, o sistema nacional esteve entre o dia 18 e o dia 20 sem produção de energia elétrica através de gás.

A produção de energia eólica atingiu um novo máximo histórico no passado dia 17 de outubro, dia marcado por ventos fortes provocados pela depressão Aline.

De acordo com os dados avançados pela Redes Elétricas Nacional (REN), esta segunda-feira, a produção de energia eólica abasteceu 69% do consumo de energia elétrica em Portugal no passado dia 17 de outubro, graças à produção de 108 gigawatts-hora (GWh) de energia eólica, “um novo máximo histórico”. O anterior recorde, detalha a REN, datava de 16 de janeiro de 2023, altura em que a produção atingiu os 106,3 GWh.

Verificando o mix de produção elétrica nesse dia, a REN revela que a produção renovável abasteceu 92% do consumo diário, que totalizou 146 GWh.

O pico de produção de energia eólica atingiu um novo pico a 17 de outubro, tendo atingido os 4843 megawatts (MW), às 2h30. De acordo com a REN, esse momento ultrapassou o anterior recorde de 3 de março de 2022. Naquele dia, o pico de produção foi de 4785 MW

No passado dia 17 de outubro, a produção de energia eólica atingiu também um novo pico de 0, ultrapassando o anterior recorde, atingidos a 3 de março de 2022.

A REN revela ainda que, na semana passada, o sistema nacional esteve três dias (entre dia 18 e dia 20) sem produção de energia elétrica através de gás. Recorde-se que, em média, a produção eólica abastece cerca de 25% do consumo nacional de energia elétrica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de energia eólica atingiu novo máximo histórico graças à depressão Aline

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião