14% dos alojamentos turísticos estiveram fechados ou sem hóspedes em setembro

Turismo português registou quase 8,2 milhões de dormidas em setembro, das quais 2,3 milhões provenientes do mercado interno e 5,9 milhões do mercado externo.

O turismo português continuou a crescer em setembro, quer face ao período homólogo, quer na comparação em cadeia. Ainda assim, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, 14% dos estabelecimentos turísticos estiveram fechados ou não receberam hóspedes no último mês do verão.

No mês passado, Portugal acolheu um total de 3,2 milhões de hóspedes e registou 8,2 milhões de dormidas, adianta o gabinete de estatísticas, salientando que se trata de um crescimento de 9% e 6,7%, respetivamente, face a período homólogo. Já face a agosto deste ano, o número de hóspedes e de dormidas aumentou 5% e 1,8%, respetivamente.

A impulsionar o turismo português estiveram, sobretudo, os turistas estrangeiros. Das 8,2 milhões de dormidas, registadas nesse mês, 5,9 milhões foram de turistas estrangeiros — representa um aumento de 11,3% face a igual período de 2022 –, enquanto os turistas nacionais contribuíram com 2,3 milhões de dormidas (-3,3% em termos homólogos).

Ainda assim, “em setembro, 14% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (10,4% em agosto)”, assinala o INE no mesmo documento.

Quanto aos principais mercados emissores, Estados Unidos e Canadá voltam a registar os maiores crescimentos, com aumentos de 23,7% e 33,7%, respetivamente, face ao período homólogo. Em contrapartida, os mercados sueco e finlandês foram os únicos a registarem decréscimos, tendo recuado 11,2% e 9,4%, face a setembro de 2022.

Os dados do INE revelam ainda que todas as regiões registaram aumentos de dormidas, sendo que o Algarve continuou a concentrar a preferência dos turistas (29,2%), seguida pela Área Metropolitana de Lisboa (24,1%) e pelo Norte do país (17,2%).

Já no acumulado do ano, isto é, entre janeiro e setembro, houve um aumento de 3,2% nas dormidas em alojamentos turísticos em Portugal (-4,4% nos residentes e +7,2% nos não residentes).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

14% dos alojamentos turísticos estiveram fechados ou sem hóspedes em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião