Desemprego em Portugal continua acima da média da União Europeia

Taxa de desemprego manteve-se em 6% na UE em setembro. Já em Portugal aumentou ligeiramente para 6,5%, continuando acima da média comunitária. Indicador português está alinhado com Zona Euro.

O mercado de trabalho tem mostrado resiliência em Portugal, mas a taxa de desemprego registada por cá continua acima da média comunitária. Enquanto em setembro a taxa portuguesa subiu ligeiramente para 6,5%, no conjunto da União Europeia (UE) manteve-se nos 6%, mostram os dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat.

“Em setembro de 2023, a taxa de desemprego da Zona Euro foi de 6,5%, acima dos 6,4% registados em agosto de 2023 e abaixo dos 6,7% verificados em setembro de 2022. A taxa de desemprego na UE foi de 6,0% em setembro de 2023, estável face a agosto de 2023 e abaixo dos 6,1% registados em setembro de 2022″, informa o Eurostat, num destaque publicado esta manhã.

Ora, por cá, conforme já tinha adiantado o Instituto Nacional de Estatística (INE), setembro foi sinónimo de uma subida em cadeia de 0,1 pontos percentuais (p.p.) da taxa de desemprego para 6,5%, o que significa que Portugal continuou, neste indicador, acima da média comunitária e alinhando com o valor registado para o conjunto da área da moeda única.

Entre os vários países europeus, Espanha, com uma taxa de 12%, manteve-se como Estado-membro com o desemprego mais grave. Seguiu-se a Grécia, onde a taxa de desemprego situou-se em 10%.

Já do outro lado da tabela, destaque para a República Checa, que contabilizou uma taxa de desemprego de 2,7%. Mas também para a Alemanha, onde o desemprego se situou em 3%.

(Notícia atualizada às 10h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego em Portugal continua acima da média da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião